Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) EM AÇÀO SOCIAL EM BOA VISTA, RR
Shirley Aparecida Carvalho Rabelo 1
1. Farmacêutica/Especialista Saúde da Família. Professora Faculdade Cathedral
INTRODUÇÃO:
A Assistência Farmacêutica envolve a concepção do sujeito, respeitando suas especificidades biopsicossociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde, fazendo isso através de suas habilidades e compromissos e norteado por ética e de forma integrada à equipe de saúde. (OPAS, 2002). Tendo consciência de seu papel na sociedade, acadêmicos do curso de Farmácia da Faculdade Cathedral focados no bem estar da população e na possibilidade ímpar de integração, realizou através do projeto social Cathedral Cidadã um levantamento de dados através da aferição de Pressão Arterial obedecendo critérios estabelecidos pela da RDC nº 44/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Este levantamento teve como objetivo o registro sistemático, a mensuração e avaliação dos resultados de forma a oferecer subsídios técnicos para que o acadêmico se familiarize com a Atenção Farmacêutica ao paciente hipertenso e seja capaz de conhecer a realidade da população identificando suas necessidades e fazendo uma análise de situação de forma ativa justificado por dados que citam cerca de 17 milhões de portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica no país. Um número crescente; pois seu aparecimento é cada vez mais precoce.
METODOLOGIA:
Levantamento estatístico na Escola Municipal Maria Gertrudes Mota de Lima relacionando sexo, idade, e aferição de pressão arterial. Foram avaliados 93 indivíduos no período da manhã, de ambos os sexos e na faixa etária de 17 a 79 anos.
RESULTADOS:
Declaram ser hipertensos e tomar algum medicamento 13,97% dos indivíduos atendidos, sendo que três deles apresentaram valores alterados, indicando hipertensão estágio 2, todos acima de quarenta anos. 58% do indivíduos apresentaram abaixo de PAS < 120 ou PAD < 80 e o restante disseram ter pequenas alterações de pressão arterial e apresentaram dados classificados como normotensão sendo condizentes com a aferição.
CONCLUSÃO:
Foi verificado um baixo número de hipertensos o que pode ser atribuído devido a regionalização dos indivíduos e alimentação rica em proteínas obtidas por peixes de água doce e o gosto dos indígenas pela comida com baixo teor de sódio.
Instituição de Fomento: Faculdade Cathedral
Palavras-chave: Hipertensão, RDC nº 44/2009, Farmácia.