Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE BURITÍ (Mauritia flexuosa) EM FUNÇÃO DE SUBSTRATOS NO ESTADO DE RORAIMA.1
Raphael Henriqe da Silva Siqueira 2
Pablo Lima de Souza Cruz 2
Diego Lima de Souza Cruz 3
José Beethoven Figueiredo Barbosa 4
Edvan Alves Chagas 4
Stéfanny Araújo Martins 2
1. Prefeitura Municipal de Boa Vista.
2. Universidade Federal de Roraima. Estudantes de Agronomia e Bolsistas PIBIC-CNPq.
3. Universidade Federal de Roraima. Mestrando em Agronomia e Bolsista PIBIC-CNPq.
4. Prof. Dr. do Departamento de Fitotecnia na UFRR. Orientador.
5. Pesquisador. Dr. da EMBRAPA-RR. Colaborador.
INTRODUÇÃO:
O buriti (Mauritia flexuosa L.f. ‐ Arecaceae) é uma espécie de palmeira dióica muito comum em ambientes inundados sazonalmente e com ampla distribuição na Amazônia. O buriti é muito utilizado pela população amazônica, principalmente no aproveitamento das folhas para cobertura e consumo como alimento. O estudo da germinação desta espécie faz-se necessário devido a sua grande utilidade, e para uma produção de mudas saudáveis. Uma das principais características que afetam a germinação como fator externo é o substrato. Com o objetivo de estudar a germinação de Mauritia flexuosa, que é uma espécie de relevância no estado de Roraima, realizou-se o presente trabalho na área do viveiro de plantas nativas da UFRR, durante os meses de Abril a Junho de 2008.
METODOLOGIA:
O teste foi realizado num canteiro no solo com dimensões de 10 m de comprimento, 1m de largura e 15cm de profundidade, no qual foi dividido em cinco parcelas de 2 x1m cada. Os tratamentos foram Solo Natural (NT) classificado como Latossolo Amarelo, Areia (AR), Folhas (FO), Raspa de Madeira (RM) e Substrato Completo (SC) – com 40% solo peneirado, 40% de palha de arroz carbonizada, 10% vermiculita, 5% cinza de palha de arroz e 5% de raspa de madeira. Complementado com 500g de calcário para cada 1000 L de substrato de calcário dolomítico e 200g de NPK (10-10-10). Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado. Cada parcela continha quatro repetições (linhas de 1m e 5cm de profundidade) de 25 sementes cada. O plantio foi realizado no dia 27 de Abril e a emergência no dia 10 de junho. As avaliações foram feitas nos dias 13, 21 e 25 de junho. A germinação foi avaliada pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância.
RESULTADOS:
Os tratamentos demonstraram significância ao nível de 5%. O tratamento Substrato Completo (SC) foi significativamente superior (10 sementes) aos demais, e os tratamentos Areia (AR) e Folhas (FO) foram significativamente inferiores.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que o substrato completo, compensa seus custos relativamente superiores com a germinação diferenciada. A Areia não é recomendada para a utilização como substrato para germinação de buriti.
Palavras-chave: Arecaceae, substrato completo, Savana.