Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DA SITUAÇÃO AMBIENTAL DE ANIMAIS SILVESTRES APREENDIDOS NO ESTADO DE RORAIMA
Deysiane Hosana Silva e Silva 01
Juciel Silva Souza 01
Edina Araújo de Souza 01,02
Hernilton Silva Ferreira 02
Rita de Cássia Pompeu de Souza 03
Ivanise Maria Rizzatti 01
1. Universidade Estadual de Roraima
2. Faculdades Cathedral
3. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
INTRODUÇÃO:
O comércio ilegal da fauna silvestre representa a terceira atividade ilícita mais lucrativa do mundo, e o Brasil é considerado como um dos principais fornecedores de flora e fauna para o mercado mundial, sendo que para atender a esta atividade, ocorre a retirada de cerca de 12 milhões de animais silvestres anualmente da natureza, com taxas de mortalidade do momento da captura ao destino final que podem chegar a 90%. Cerca de 30% do produto deste mercado ilegal é exportado e o restante é comercializado internamente, o que não é diferente no estado de Roraima, localizado na região da Amazônia legal. A retirada de animais silvestres de seus ambientes naturais para o comércio ilegal, sua destinação e manutenção em cativeiro, é um dos principais problemas a serem resolvidos por parte dos órgãos ambientais. O objetivo da pesquisa foi analisar a situação ambiental dos animais silvestres apreendidos em Roraima por meio de levantamentos de dados nos órgãos ambientais, pesquisa bibliográfica e visitas técnicas ao mantenedor de Fauna Silvestre.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada seguiu a orientação de bases teóricas sobre métodos e técnicas quanto à natureza, às formas de abordagem do problema, seus objetivos e procedimentos técnicos como: pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas e análise ambiental. Os procedimentos da pesquisa envolveram análise documental, aplicação de questionários e entrevista propriamente dita, nas visitas técnicas aos locais em estudo. Procurou-se com o questionário, identificar os procedimentos adotados no mantenedor quanto ao manejo dos animais silvestres. Para a obtenção dos dados, foram aplicados questionários específicos, durante os meses de maio e junho de 2008 aos responsáveis pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Indígenas, Fundação Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e IBAMA. A análise dos dados obtidos foi confrontada com a interpretação das obras pesquisadas.
RESULTADOS:
Na análise ambiental realizada no ano de 2008, verificou-se que o ambiente de Roraima apresentava variações de muitas espécies da fauna sendo riquíssima sua biodiversidade e dentre muitas aves e outras espécies que compõem a fauna tornaram-se cada vez menor pela caça indiscriminada. Além disso, a retirada de animais silvestres de seus ambientes naturais para o comércio ilegal, sua destinação e manutenção em cativeiro, tornou-se um dos principais problemas a serem resolvidos por parte dos órgãos ambientais do estado. Os dados estatísticos informados pelos órgãos ambientais sobre os números dos espécimes aprendidos nos últimos quatro anos são escassos e muitas vezes pouco confiáveis e nem todos os órgãos têm uma base de dados atualizada. Ficou evidente que o mantenedor de fauna silvestre, localizado no município de Boa Vista, não tem capacidade de receber todos os animais oriundos do tráfico apreendido no Estado, e suas instalações ainda são incipientes e não comportam um número maior de animais.
CONCLUSÃO:
Comprovou-se pelos dados bibliográficos existentes que o tráfico de animais em Roraima ainda é um problema de difícil solução, pois perpassa pela questão da educação ambiental e pelos problemas socioeconômicos que envolvem emprego e renda. O único zoológico existente no Estado de Roraima tem sido o depositário das apreensões de fauna, mesmo não sendo esta a sua função.
Palavras-chave: Tráfico de animais, Fauna roraimense, mantenedor da fauna.