Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
LEVANTAMENTO DE PLANTAS DANINHAS APÓS CULTIVOS ROTACIONADOS MILHETO-SOJA-MILHO E MILHETO-SOJA-KICUIO EM SISTEMA DE PLANTIO CONVENCIONAL.1
José de Anchieta Alves de Albuquerque 2
Raphael Henrique da Silva Siqueira 3
Stéffany Araújo Martins 3
Valdinar Ferreira Melo 4
Guilherme Locatelli 3
Pablo Lima de Souza Cruz 3
1. Conselho Nacional de Desenvolvimento Ciêntifico e Tecnológico. CNPq.
2. Prof. Dr. do Departamento de Fitotecnia da UFRR. Orientador.
3. Universidade Federal de Roraima. Estudantes de Agronomia e Bolsistas PIBIC-CNPq.
4. Prof. Dr. do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola na UFRR. Co-orientador.
INTRODUÇÃO:
A população de plantas daninhas em um agroecossistema é reflexo das características edáfoclimáticas e das práticas agronômicas adotadas, como tipo de manejo do solo e aplicação ou não de herbicidas. O preparo convencional do solo incorpora as sementes de modo mais uniforme no perfil trabalhado, proporcionando a distribuição horizontal e vertical de sementes das plantas daninhas. Essa distribuição das sementes no perfil do solo é influenciada pela freqüência de preparo, dando origem a persistentes bancos de sementes no solo. Tendo em vista analisar o número e freqüência de indivíduos, o presente trabalho objetivou identificar as comunidades de plantas daninhas que ocorrem em sistema rotacionado milheto-soja-milho e milheto-soja-kicuio em plantio convencional no cerrado de Roraima, sendo o levantamento fitossociológico realizado em um experimento de manejo do solo com preparo convencional.
METODOLOGIA:
O levantamento foi realizado na área experimental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima dentro de um experimento de manejo do solo que está no quarto ano de condução, tendo as práticas de rotação como efeito de estudo na dinâmica de nutrientes e produtividade de diversas culturas. Para amostragem, utilizou-se um quadrado de ferro soldado com dimensões de 0,50 x 0,50 m, as plantas daninhas foram identificadas e quantificadas tirando-se a média de duas repetições de oito parcelas com área igual a 45m2.
RESULTADOS:
Depois de coletadas as amostras foram pesadas para obtenção de massa seca, e foram separadas as espécies, contados o número de indivíduos e posteriormente foi realizada a identificação das espécies quanto ao nome científico e família. No levantamento foram identificadas cinco famílias e nove espécies; as famílias Malvaceae e Fabaceae foram as que registraram os maiores números e freqüências de espécies nas parcelas.
CONCLUSÃO:
Provavelmente as famílias de plantas invasoras encontradas no plantio convencional, apresentaram maiores números e frequências pelo fato de que neste tipo de manejo as sementes são melhores distribuidas na área.
Palavras-chave: rotação, identificação, invasoras.