Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 3. Educação Ambiental
MERCADO DE CARBONO X EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA MUDANÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR
Aélio Ferreira 01
Deysiane Hosana Silva e Silva de Souza 01
Ivanise Maria Rizzatti 01
1. Universidade Estadual de Roraima
INTRODUÇÃO:
A preocupação com o meio ambiente está presente na vida de grande parte da população em diferentes culturas e países. O modelo atual de desenvolvimento econômico tem contribuído muito para a destruição da natureza aumentando os diversos problemas ambientais enfrentados pelo planeta, entre eles, os gases provenientes da queima de combustíveis fósseis lançados diariamente na atmosfera. As emissões dos chamados gases de efeito estufa (metano e gás carbônico) estão acelerando o processo de aquecimento global, e a redução destes gases na atmosfera é uma tarefa de todos, envolvendo sociedade e a escola. Assim, a escola deve desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias do educando para resolver problemas, construindo conhecimentos, associado às atividades práticas e as experiências pessoais. Este trabalho teve como objetivo divulgar aos alunos do Ensino Médio de uma escola de Boa Vista a importância da preservação ambiental e explicar como funciona o mercado de carbono.
METODOLOGIA:
O presente trabalho contou com pesquisa bibliográfica oferecendo embasamento teórico, e pesquisa descritiva e exploratória, utilizando técnicas padronizadas de obtenção de dados, como questionários. Inicialmente foi realizada uma reunião com professores, funcionários e alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, para discussão do tema. Após, foram apresentados vídeos e reportagens aos alunos para conhecerem o mercado de carbono. Para avaliar a aprendizagem dos alunos, foi aplicado um questionário contendo 6 questões fechadas a 160 alunos, escolhidos de maneira aleatória.
RESULTADOS:
Após a apresentação de vídeos e reportagens foram criadas situações onde os alunos debateram coletivamente ações que contribuem para o agravamento do aquecimento global, e que atitudes devem ser tomadas para minimizar o impacto da ação do homem sobre o meio ambiente. Os alunos realizaram uma visita ao Horto Municipal da cidade e ficaram responsáveis por plantar e cuidar de duas mudas de árvores que foram plantadas na escola. A partir do estudo sobre o mercado de carbono foi realizada uma peça teatral, onde o 3º ano simulava os países ricos que precisavam comprar créditos de carbono, o 2º ano, os países pobres que venderiam estes créditos, e o 1º ano ficou com a responsabilidade de negociar os créditos de carbono na escola. Analisando as respostas do questionário percebeu-se que os alunos desconheciam aspectos relacionados ao efeito estufa e suas conseqüências, e que 90% dos alunos não tinham consciência da importância da conservação das árvores na redução da emissão de CO2.
CONCLUSÃO:
Durante a execução do projeto foi possível trabalhar, de forma prática e dinâmica o assunto em questão sob diferentes aspectos, envolvendo conhecimentos de diversas disciplinas, inclusive o ensino de química. Sendo assim, o ensino de química no ensino médio, pode trabalhar temas relevantes e atuais presentes no dia-a-dia do aluno, levando o educando a refletir sobre o seu papel enquanto cidadão.
Palavras-chave: ensino de química, crédito de carbono, preservação ambiental.