Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Bioquímica: diagnosticando sua utilização como instrumento de ensino de química
Elza Mesquita Loureiro 1
Cléria Mendonça Moraes 1
1. Universidade Estadual de Roraima, UERR, campus Boa Vista
2. Prof. Dr. Universidade Estadual de Roraima, UERR, campus Boa Vista
INTRODUÇÃO:
A bioquímica como ferramenta de ensino favorece interdisciplinaridade, ou seja, a integração de conteúdos (biológicos, exatos e humanos) e consequentemente uma visão holística da ciência. Esta pesquisa tem como objetivo mapear a utilização da bioquímica como uma estratégia no ensino de química na rede pública de ensino de Boa Vista, RR. Além disso, propor futuramente novas estratégias para o ensino de ciências. A escola inicialmente escolhida foi a Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos em Boa Vista-RR com o objetivo de diagnosticar se a bioquímica estava sendo utilizado como uma ferramenta de ensino, se os estudantes sabiam definí-la e se associavam a mesma ao seu cotidiano.
METODOLOGIA:
Para tanto foi aplicado questionários aos estudantes das 3 turmas (1º, 2º e 3º ano ) e à professora de química desta escola; os mesmos eram compostos de perguntas duplas e perguntas abertas respectivamente. Cada turma era composta de 30 alunos e a mesma professora por turma. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2010.
RESULTADOS:
Através das respostas obtidas, observou-se que a grande maioria não sabiam definir exatamente o que significava Bioquímica, sendo que os alunos do 1º ano, apesar de 70% não saberem definí-la, 40% consideraram tal matéria importante para o aprendizado de química. Cerca de 80% dos alunos do 2º ano também não souberam definir bioquímica e 35% consideraram a mesma desnecessária. Assim como as turmas anteriores, 75% dos alunos do 3º ano também não souberam definir bioquímica e apenas 25% consideram a Bioquímica importante para o aprendizado em química. Os resultados demonstraram que a Bioquímica, não está sendo abordada nas aulas de Química no ensino médio. Além disso, os estudantes desconhecem a utilidade da Bioquímica e consideram que tal disciplina de acordo com seus conhecimentos não é relevante ao aprendizado de química. Para a professora de química, ela acredita que a Bioquímica deveria ser incluída desde o 6º ano do ensino fundamental, facilitando assim a compreensão do conteúdo de química orgânica no ensino médio além de proporcionar uma melhor compreensão em relação entre a química e o dia-a-dia do estudante.
CONCLUSÃO:
Através de questionários pode-se traçar um diagnóstico inicial sobre a ausência da Bioquímica no ensino médio de química da Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos. Porém, faz-se necessário estender esta pesquisa as demais instituições de ensino, bem como, verificar os conhecimentos dos professores de ensino médio em relação a Bioquímica e a sua utilidade como ferramenta de ensino, bem como, propor aos mesmos novas estratégias interdisciplinares no ensino de ciências.
Palavras-chave: ensino de química, interdisciplinaridade, bioquímica.