| Reunião Regional da SBPC em Boa Vista |
| H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 5. Fotografia |
| A IMAGEM E IDENTIDADE DO ÍNDIO NA FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO SALGADO |
| Milena Leite Paiva 1 Anderson dos Santos Paiva 2 |
| 1. UNINTER 2. UFRR |
| INTRODUÇÃO: |
| A partir da abordagem da fotografia documental e da caracterização do processo histórico da globalização no contexto mundial, este artigo propõe uma análise estético-cultural de fotografias de Sebastião Salgado cuja temática relaciona-se à representação da identidade cultural de povos indígenas da Amazônia. Para tanto, foram escolhidas as imagens publicadas em seu livro Êxodos (2ooo), que retratam o povo Ianomâmi do estado de Roraima, nativos da Serra dos Surucucus. |
| METODOLOGIA: |
| A análise foi realizada a partir da ótica dos estudos culturais, aplicando-se as idéias de Stuart Hall como embasamento teórico, e considerando-se os processos políticos, sociais e econômicos que incidem no conteúdo das imagens e no olhar do fotógrafo. |
| RESULTADOS: |
| As fotografias analisadas datam de 1998 e representam determinados aspectos da identidade cultural do povo Ianomâmi, revelando, contudo, transformações significativas nos seus hábitos e costumes tradicionais como conseqüência de um processo de assimilação cultural pela qual já passavam esses povos desde que um estreitamento na relação com o “homem branco” foi intensificado a partir dos anos 70, após o início de migrações de garimpeiros para a região das terras indígenas, para trabalharem na exploração de depósitos de ouro, diamantes, cassiterita e minerais radioativos recém-descobertos na área. |
| CONCLUSÃO: |
| Concluiu-se que esses registros fotográficos revelam significativas transformações na identidade cultural do povo Ianomâmi. |
| Palavras-chave: fotografia, globalização, cultura. |