Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA SOB CONDIÇÕES DE ESTRESSE SALINO
David Gonçalves de Araújo 01
Ezequiel Souza Queiroz 01
Hyanameyka Evangelista de Lima 02
José Francisco Monteiro Santos 01
Jucilene de Lima Santos 01
1. Acadêmicos do curso de agronomia do campus de Alto Alegre da UERR
2. Eng. Agrônoma, MSc.em Fitopatologia e professora da UERR, 3 Doutoranda em fitopa
INTRODUÇÃO:
A soja é muito utilizada na alimentação humana e bastante apreciada no Brasil. Atualmente, os campos de produção de soja vêm aumentando gradativamente no país em função da maior demanda pelo produto na forma industrializada. O emprego de sementes com alta capacidade germinativa e elevado vigor é essencial para a emergência mais rápida e uniforme das plântulas sob ampla diversidade de condições ambientais. Entretanto, solos com problemas de salinidade oferecem condições desfavoráveis para a germinação de sementes e crescimento das plantas, limitando a produção agrícola, pois com o aumento da salinidade ocorre a diminuição do potencial osmótico do solo, tornando a água menos disponível. Com o objetivo de verificar a influência da salinidade sobre a germinação de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de soja (Glycine max).
METODOLOGIA:
Os tratamentos foram formados de cinco potenciais osmóticos: 0,0; -0,2; -0,4; -0,6 e -0,8MPa, obtidos com soluções aquosas de NaCl de 0,0; 2,5; 5,0; 7,5; 10,0 g L-1. Foram utilizadas 4 repetições em delineamento inteiramente ao acaso, onde cada repetição era constituída por 40 sementes e semeadas em bandejas de plástico contendo 12kg de areia seca e peneirada. Cada bandeja foi umedecida com 1000mL da solução de cada tratamento. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada por meio da primeira contagem e da contagem final de germinação, do comprimento da raiz primária e da parte aérea das plântulas bem como da massa seca das plântulas. Foram feitas contagens diárias do número de plântulas emergidas até 7 dias e obtido o índice de velocidade de germinação para cada tratamento. As plântulas foram retiradas e lavadas em água, pesadas e posteriormente secas em estufa com circulação forçada de ar, regulada á temperatura de 60±5°C por 72 horas. O material foi pesado em balança analítica.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos das médias por analise estatística feita pelo teste de Fisher-LSD ao nível de 5% de probabilidade indicam que a diminuição progressiva do potencial osmótico do substrato (aumento da salinidade) é prejudicial à germinação de sementes de soja, reduzindo sua viabilidade e vigor, bem como o IVG, sendo os efeitos acentuados a partir do potencial osmótico. Em que afeta não só a germinação, mas também o crescimento, além disso, afetou também de forma significativa a biomassa verde e seca das plântulas quando comparadas com a testemunha.
CONCLUSÃO:
Comprovou-se através das avaliações de qualidade fisiológica,da primeira e ultima contagem de germinação,que houve uma diferenciação entre a testemunha e os tratamentos com maior grau de salinidade, ou seja, -5,0,-7,5,-10g. I-1 de NaCl,bem como o IVG,comprimento das plântulas e a biomassa verde e seca.
Palavras-chave: germinação, potencial osmótico, vigor.