Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
AS TECNOLOGIAS LIMPAS E OS PROCESSOS NOCIVOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES: O CASO DOS AGROTÓXICOS.
Francisca Luciana da Silva Siqueira 1
Fabiana Carla Bezerra Vitaliano 2
Rita de Cássia Pompeu de Sousa 3
1. Esp. em Sáude do Trabalhador - Analista de RH da Embrapa Roraima
2. Esp. em Sáude do Trabalhador -Secret. Executiva do Governo do Estado de Roraima
3. Professora MSc. Orientadora da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz
INTRODUÇÃO:
Com a finalidade de analisar a possibilidade de substituição dos agrotóxicos, discorrendo sobre os prejuízos do controle químico e as alternativas que existem atualmente para substituí-los, as chamadas Tecnologias Limpas, foi que se elaborou este estudo, com sugestões de propostas que venham a beneficiar na implementação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, no Estado de Roraima. Atualmente há um interesse muito latente na preservação do planeta e na difusão de ações que qualquer pessoa possa realizar para colaborar para um mundo mais saudável, um meio ambiente com maior sustentabilidade, e uma qualidade de vida melhor para todos os seres. Pensando nisso, este trabalho teve por objetivo analisar um dos modelos econômicos de desenvolvimento que mais trazem danos à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente, que é a atividade de agricultura, através do uso indiscriminado de agrotóxicos.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica sobre o tema central, as Tecnologias Limpas apresentadas conforme a visão de inúmeros autores que trabalham a questão na atualidade, enfatizando o panorama brasileiro. Por meio das leituras das obras consultadas, bem como a experiência de formação profissional das autoras, aliadas à observação de seis áreas no Estado de Roraima, sendo cinco na capital, Boa Vista, e uma no Município fronteiriço de Pacaraima.
RESULTADOS:
Como resultado obteve-se: os tipos existentes de tecnologias limpas, ambientalmente sustentáveis, que podem ser utilizadas na agricultura para o controle de pragas e doenças; alguns pontos que dificultam a implementação dessas tecnologias, e ressaltando principalmente o efeito benéfico da aplicação das mesmas na saúde do trabalhador, do meio ambiente e de toda a sociedade. Constatou-se ainda a necessidade do desenvolvimento de algumas ações, entre as quais: a participação do Estado de forma mais eficaz na elaboração de leis que venham a regulamentar o uso das tecnologias limpas; de se fazer uma maior divulgação dos benefícios junto à sociedade, a capacitação dos agricultores e demais trabalhadores rurais no uso destas tecnologias.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que as tecnologias limpas são alternativas aos processos nocivos à saúde dos trabalhadores, principalmente o uso de agrotóxicos, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho nas atividades de agricultura. É importante que sejam fortalecidas ou elaboradas políticas publicas com foco na temática e, que as empresas e universidades por meio de suas atividades de pesquisa instituam novas tecnologias limpas e validem as já existentes, com ampla divulgação à sociedade.
Instituição de Fomento: Governo do Estado de Roraima
Palavras-chave: políticas públicas, controle químico, qualidade de vida.