Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
LEVANTAMENTO DE PLANTAS DANINHAS APÓS CULTIVO DE MILHO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO NO CERRADO DE RORAIMA
Stéfanny Araújo Martins 1
José de Anchieta Alves de Albuquerque 2
Raphael Henrique da Silva Siqueira 1
Valdinar Ferreira Melo 3
Guilherme Locatelli 1
Pablo Lima de Souza Cruz 1
1. Acadêmicos do curso de graduação em Agronomia - UFRR
2. Profº Dr. do Depto Fitotecnia Agrícola - UFRR - Orientador
3. Profº Dr. do Depto Solos e Engenharia Agrícola - UFRR
INTRODUÇÃO:
A Região do Cerrado, não é apenas o segundo maior bioma brasileiro, como também é a segunda maior biodiversidade da América do Sul, superada apenas pela Amazônia. Apesar da grande importância do levantamento de espécies daninhas e o grande número de pesquisas existente com essas espécies no Brasil e no mundo, a pesquisa com plantas daninhas ainda encontra-se em estado incipiente em todo estado de Roraima. O conhecimento da diversidade de espécies é de fundamental importância para o entendimento da dinâmica das plantas daninhas após o cultivo de culturas. O plantio direto pode alterar a população de plantas daninhas, o banco de sementes do solo e a eficiência de herbicidas, devido à cobertura do solo com resíduos vegetais. A presença de palhada na superfície do solo antes do plantio também pode modificar as condições para a germinação de sementes e emergência das plântulas, em razão do efeito físico de cobertura e da liberação de substâncias alelopáticas. Com o objetivo de identificar as comunidades de plantas daninhas que ocorreram após o cultivo de milho em plantio direto na savana amazônica, foi realizado um levantamento fitossociológico em um experimento de manejo do solo.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas 4 meses após a colheita do milho, durante os meses de junho e julho de 2010. Para amostragem, utilizou-se um quadrado de ferro soldado com dimensões de 0,50 x 0,50 m, lançado aleatoriamente 8 vezes nas parcelas de milho, com dimensões 15 x 3,0 m, portanto a parcela experimental com área com área de 45m2. As plantas daninhas foram identificadas e quantificadas através do somatório de duas amostras por parcela. Foram avaliadas: classes botânicas e número de indivíduos.
RESULTADOS:
A vegetação emergente na área de estudo foi de 419 espécies, aonde foram identificadas 9 espécies da classe botânica das dicotiledôneas e 6 espécies das monocotiledôneas.
CONCLUSÃO:
As espécie da família da Ciperaceae foi a mais encontrada. As famílias Poaceae, Ciperaceae, Asteraceae, Malvaceae e Fabaceae foram as que registraram os maiores números de indivíduos.
Palavras-chave: rotação de culturas, identificação botânica, Zea mays .