Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
APRENDENDO FÍSICA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Rozenilda de Souza 1
1. Prof. Esp. -SEDUC/RR
INTRODUÇÃO:
Em busca de alternativas que possam amenizar o quadro desfavorável do ensino de Física no Ensino Médio, educadores vêm promovendo atividades didáticas ricas em ludicidade e criatividade, é o caso da utilização das Histórias em Quadrinhos - HQ, proposta didática que pode ajudar na construção dos conceitos Físicos. Analisamos neste trabalho a utilização de Histórias em Quadrinhos como recurso didático facilitador para o ensino e aprendizagem de conceitos básicos da Física Eletrostática.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em uma escola pública de Boa Vista/Roraima, com 25 alunos da 3ª série do EM. Após a explicação oral sobre os princípios da eletrostática, os alunos responderam um questionário para identificar se houve apropriação do conteúdo apresentado. Um material impresso com tirinhas explicativas de exemplos cotidianos sobre o tema foi levado até a sala de aula e usado para apoiar discussões e análises comparativas entre quadrinho e realidade. O portal eduhq (Educação através das histórias em quadrinhos) foi apresentado aos alunos, por conter quadrinhos diversos abrangendo conceitos de outras áreas. Motivados pela dinâmica do trabalho construíram HQs inéditas, a produção foi feita à mão livre ou com recortes de jornais e/ou revistas. O professor orientou na revisão ortográfica e científica das HQs para que fossem apresentadas em sala. A atividade final consistiu na reaplicação do questionário, a fim de validar a utilização de HQs como recurso na aprendizagem em Física.
RESULTADOS:
No primeiro questionário, a incompreensão da aplicação dos conceitos de eletrostática aparece em 60% das respostas dos alunos, 20% reproduzem os conceitos de forma decorada e 20% demonstra um entendimento contextualizado com a lógica científica, porém, sem seqüência ou organização das idéias. Após as análises e pesquisas no site Eduqh visualiza-se motivação e descontração no ambiente escolar, com condições propícias para construção do saber. A construção das HQs envolveu 100% dos alunos. 60% da turma optou pelo desenho livre e 40% utilizou recortes. Os alunos ao retratarem conhecimentos científicos através das HQs, despertam a imaginação e a curiosidade pela descoberta da Ciência. Na reaplicação do questionário o percentual de aprendizagem aumentou. 70% dos alunos sabiam discorrer sobre o assunto traduzindo de forma espontânea exemplos e situações – problemas. Apesar de 30% ainda apresentar dúvidas de contextualização, considera-se que as HQs como recurso didático auxilia de forma positiva na aprendizagem do ensino de Física.
CONCLUSÃO:
O trabalho com HQs motivou a aprendizagem significativa no ensino de Física, os alunos participaram de forma dinâmica do processo e tanto as discussões, os desenhos e os textos produzidos forneceram subsídios para se constatar sua eficiência. A utilização de HQs propicia uma interação em diferentes níveis de aprendizagem: cognitivo, cultural e de socialização, esta condição implica em resultados positivos na compreensão dos conceitos de eletrostática e populariza a disciplina entre os alunos.
Instituição de Fomento: Governo do Estado de Roraima
Palavras-chave: História em Quadrinhos, Física Eletrostática, Ensino-aprendizagem.