Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ÍNDICE DE PAPILOMA VÍRUS HUMANO (HPV) DETECTADOS NOS EXAMES CITOPATOLÓGICOS DO COLO DO ÚTERO REALIZADOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RR
JOUSIANE DA SILVA CASTRO 1
LUCIMARA ARAÚJO DE ALMEIDA 2
1. Enfermeira - Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista - SMSA
2. Bióloga - Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista - SMSA
INTRODUÇÃO:
O exame citopatológico do colo do útero é um dos mais apropriados métodos de rastreamento de lesões pré-cancerosas e câncer de colo uterino, apresentando baixo custo e fácil acesso, sendo realizado internacionalmente. A infecção pelo papiloma vírus humano - HPV tem sido associada diretamente com o câncer do colo uterino. A presença de alguns tipos de HPV é encontrada em cerca de 95% dos casos desse câncer, mas existem inúmeros tipos de HPV com baixo potencial de oncogenicidade e o desenvolvimento ou não das lesões precursoras - Lesões Intraepiteliais Cervicais – LIE - depende de vários outros fatores relacionados a/ao hospedeira/o. O HPV quando detectado precocemente fornece meios para que se possa atuar oportunamente impedindo a evolução do câncer de colo de útero. Objetiva-se então descrever o índice de HPV detectado nos exames de papanicolau realizados nas Unidades Básicas de Saúde da rede municipal de saúde de saúde de Boa Vista – RR, no período de janeiro de 20005 a dezembro de 2009.
METODOLOGIA:
Os dados foram coletados na Coordenação Municipal do Programa Viva Mulher, no Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero – SISCOLO, o qual recebe mensalmente, do laboratório municipal de Citopatologia arquivos com os resultados de exames citopatológicos e coletados nas unidades básicas de saúde.
RESULTADOS:
Foram realizados 94.905 exames preventivos, 10.201 apresentaram resultados alterados, destes aproximadamente 33% apresentaram resultados compatíveis com lesão intra-epitelial de baixo grau (HPV e NIC I), num total de 3.335 lesões compatíveis com HPV. Observamos incidência de infecção por HPV em todas as faixas etárias, com maior incidência na faixa etária entre 20 a 24 anos, seguida pela faixa entre 15 a 19 anos. Isso nos mostra que a incidência em Boa Vista tem alto índice devido as condições de orientação escolar e sexual que é fruto de um processo social expansivo de uma cidade em crescimento.
CONCLUSÃO:
Considerando a maior incidência nas adolescentes e adultas jovens, o que coincide com uma população sexualmente ativa, o que sugere a ligação entre relação sexual desprotegida e a infecção pelo HPV, concluímos ser imperativo intensificar as ações de educação em saúde para a prevenção das DST’s, e conseqüente das infecções pelo papiloma vírus humano e do câncer do colo do útero cidade de Boa Vista.
Palavras-chave: PREVENÇÃO, SAÚDE COLETIVA, DST.