Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Lingüística Aplicada
A LINGUA(GEM) NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SURDA
Andréia Jordania Moreira de Araujo 1
1. Universidade Federal de Roraima - UFRR
INTRODUÇÃO:
Diferentes autores têm discutido a relação língua(gem) na construção da identidade, destacando que esta se constitui a partir da significação. Dessa forma, buscamos trazer a discussão para o campo da surdez levando em conta que o processo de formação da Identidade Surda começa por meio da interação com outros surdos, que podem adquirir de modo natural a língua de sinais, e também assumem padrões de conduta e valores da cultura e da comunidade surda. Tendo essa possibilidade o sujeito Surdo pode absorver não o modelo que a sociedade ouvinte impõe para os Surdos, mas o que os Surdos têm a respeito de si mesmos. Portanto, é imprescindível que percebamos a relevância e a influência da lingua(gem), mais especificamente da língua de sinais na formação da identidade do sujeito Surdo. Assim, considero que o tema da linguagem na construção da identidade faz parte do processo de formação de qualquer sujeito, para tanto é essencial o uso de sua língua materna, a língua de sinais.
METODOLOGIA:
Este trabalho tem como um dos principais objetivos a reflexão sobre o papel da língua de sinais na construção da identidade surda, buscando a análise das diferentes representações que alguns acadêmicos da disciplina Introdução a Libras têm acerca de Identidade Surda e suas representações sobre a surdez, Surdo, Libras e suas implicações. Portanto utilizaremos relatos obtidos durante as discursões em sala de aula.
RESULTADOS:
Frente a esse novo conhecimento, surgem alguns questionamentos tais como: Qual o papel da linguagem na constituição da identidade de pessoas surdas? Que relações de poder a influenciam? Que preconceitos e inquietações existem nas representações dos surdos e ouvintes nas relações de interação linguística? A universidade proporciona condições distintas para a constituição da subjetividade e identidade do surdo? Estes e outros elementos são interesses da nossa investigação.
CONCLUSÃO:
Essas reflexões nos levam a afirmar a importância da língua de sinais na constituição da identidade surda, pois a característica da linguagem tem consequências importantes na questão da diferença e identidade cultural. Considerando que a diferença primordial dos surdos permeia a questão da linguagem, pode-se perceber o quanto a constituição da identidade é marcada por essa dimensão lingüística, fazendo com que essa diferença seja concebida como referência e dotada de sentido nas trocas sociais.
Palavras-chave: identidade, linguagem, suirdo.