Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
DESEMPENHO DE BOVINOS EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA E EM SISTEMA DE PASTEJO ROTACIONADO NO ESTADO RORAIMA
Amaury Burlamaqui Bendahan 1
Márcio Glayton Grangeiro 2
Moisés Mourão Júnior 3
Ramayana Menezes Braga 4
Roberto Dantas de Medeiros 5
Paulo Sergio Ribeiro de Mattos 6
1. Pesquisador M.Sc. - Embrapa Roraima
2. Eng. Agr. M. Sc. - Mnistério doDesenvolvimento Agrario - MDA
3. Pesquisador M.Sc. - Embrapa AmazÔnia Oriental
4. Pesquisador M.Sc. - Embrapa Roraima
5. Pesquisador Dr. - Embrapa Roraima
6. Pesquisador Dr. - Embrapa Roraima
INTRODUÇÃO:
O período crítico para a produção de bovinos de corte no Estado de Roraima é de novembro a março, caracterizado pela baixa disponibilidade e qualidade das pastagens, o que resulta em baixos índices de produtividade do rebanho. Alternativas para essa época devem levar em consideração a utilização mais eficiente das pastagens. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de novilhos, na época de seca, em sistema de pastejo rotacionado e em pastagem formada em consórcio com a cultura do arroz em sistema de integração lavoura-pecuária (ILP).
METODOLOGIA:
O local de plantio foi na “Fazenda São Paulo” município de Iracema, região de floresta de transição. A área do pastejo rotacionado formada com Brachiaria brizantha CV. Marandu com 8 anos possui 35ha e foi dividida em oito pastos. Na área de 15ha de integração lavoura-pecuária a mesma forrageira foi implantada em consórcio com arroz em 2009, que, após a colheita do grão, foi dividida em oito pastos. Para facilitar o manejo da fazenda foi definido que o tempo de ocupação dos pastos seria de cinco dias e o tempo de descanso de 35 dias para os dois sistemas avaliados. Os animais foram divididos aleatoriamente em lotes de 68 e 47 cabeças, com média de 371 kg de peso vivo, para o sistema rotacionado e de integração lavoura-pecuária, respectivamente. Os animais foram pesados, após jejum de 12h, no início do experimento e com três meses. O desempenho dos novilhos foi medido pelo ganho de peso por dia por cabeça, onde cada cabeça foi considerada repetição do lote que pertencia.
RESULTADOS:
As taxas de lotação média no período do experimento foram de 1,65 e 2,69 UA ha-¹ para o sistema rotacionado e o ILP, respectivamente. E os desempenhos dos novilhos para os sistemas foram ganhos de 414g de peso vivo no sistema rotacionado e de 711g para o sistema de integração lavoura-pecuária.
CONCLUSÃO:
Considerando a quantidade de cabeças e a área de cada lote tem-se um ganho de peso vivo por hectare dia de 780g e 2180g para os sistemas de pastejo rotacionado e de integração lavoura pecuária, dessa maneira os dois sistemas parecem ser alternativas para enfrentar a época de escassez de forragem.
Instituição de Fomento: PAC Embrapa
Palavras-chave: Brachiaria brizantha, floresta de transição, agrosilvipastoril.