Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
Pesquisa sobre a produção de hortaliças na região sul do estado de Roraima
viviana da encarnação rodrigues locatelli 1
ismitiely da silva sousa 2
marlony passos serra 3
1. professor ensino basico tecnico tecnologico -IFRR
2. Aluna ensino básico tecnico tecnologico -IFRR
3. Aluno ensino básico tecnico tecnologico - IFRR
INTRODUÇÃO:
O cultivo de hortaliças tem sido amplamente discutido no Brasil pela sua importância na produção de alimentos e segurança alimentar. No entanto em Roraima nota-se uma deficiência em produção de hortaliças, visto que a dificuldade de produção do período seco inviabiliza a produção comercial destas, assim como a cultura alimentícia não favorece esta área, onde a maioria das hortaliças consumidas no estado é importada do sudeste do Brasil a um preço pouco acessível principalmente para a população rural. Partindo desta premissa tornou-se necessária a realização de uma pesquisa sobre a produção de hortaliças na região Sul do Estado de Roraima enfatizando a questão produtiva de forma comercial e seu consumo familiar, buscando informações diversificadas nas áreas urbanas e rurais, visto que a região sul do Estado de Roraima é uma região produtiva nas áreas de fruticultura e pecuária bovina, abastecendo o mercado local e o mercado amazonense, tendo uma importante participação na economia local.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários com entrevistas in loco, abordando a questão social, econômica e utilização de tecnologia aplicada a produção de hortaliças. Os alunos pesquisadores entrevistaram, nessa primeira etapa, no período de setembro a outubro de 2009, 60 famílias residentes dos municípios de Rorainópolis, São Luiz do Anauá e Caracaraí.
RESULTADOS:
Nesta primeira etapa da pesquisa observou-se que das 60 famílias tivemos um total de 308 pessoas, sendo 23% que não detém atividade agrícola, 71% dos entrevistados eram chefes de família, e 6,66% não possuíam horta familiar, 40% destinavam a produção para venda local, somando-se um total de 7.218m² (sete mil duzentos e dezoito metros quadrados) de hortas distribuídos nos municípios citados, sendo a única forma de tecnologia utilizada a irrigação informal com o emprego de mangueiras de jardineiro.
CONCLUSÃO:
Observou-se, portanto, que a produção de hortaliças na região Sul do estado de Roraima na forma comercial não é prioridade dos produtores, sendo necessário implementação de políticas públicas que possam subsidiar este setor através de assistência técnica e extensão rural e fomentos que tragam produtos melhorados e adaptáveis às condições edafoclimáticas desta região.
Palavras-chave: roraima, hortaliças, produção.