Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Alterações das características químicas de um ARGISSOLO VERMELHO – AMARELO pela conversão de floresta nativa em sistemas de uso agrícola na região da Serra da Lua, Estado de Roraima
Pedro Paulo Ramos Ribeiro Nascimento 1
José Frutuoso do Vale Júnior 2
Deisy Camila Golfetto 2
1. Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da UFRR, bolsista PIBIC-CNPq. E-mai
2. Eng. Agr., D.Sc., Dr. Prof. do Departamento de Solos e Engenharia da UFRR, orien
3. Química., Mestre em Recursos naturais, E-mail: deisykamyla@yahoo.com.br
INTRODUÇÃO:
As mudanças no uso da terra como a conversão de ecossistemas naturais em agroecossistemas provocam alterações significativas nas propriedades químicas dos solos. Nos últimos 40 anos, essa prática tem ocorrido de forma mais intensa no arco do desmatamento da Amazônia. O objetivo principal desta pesquisa foi estudar as características químicas do Solo pela conversão da floresta nativa em sistemas de uso agrícola na região da Serra da Lua, Estado de Roraima. Os objetivos específicos foram: Avaliar as características químicas de um ARGISSOLO VERMELHO - AMARELO com diferentes sistemas de uso, tendo a floresta nativa como referencia, e quantificar o teor de matéria orgânica do solo entre os diferentes sistemas de uso. Os agroecossistemas selecionados para este estudo estão localizados na fazenda Umirizal, pertencente ao município de Bonfim, no Estado de Roraima. (2O33’36” e 2o43’12”).
METODOLOGIA:
As amostragens de solo foram realizadas em dezembro de 2008 em cinco diferentes manejos: vegetação nativa (floresta) (FN), sistema de pastagem em pousio (PP), sistema de pastagem desmatada e abandonada (DA), sistema de plantio convencional (PC) e sistema de cultivo mínimo (CM). O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas, com cinco repetições, sendo os sistemas alocados as parcelas e as profundidades às subparcelas. As amostras de solo foram coletadas nas seguintes camadas: 0-10, 10-20 e 20-40 cm.
RESULTADOS:
Os résultados indicaram que a conversão de floresta nativa para sistemas de cultivo não promoveu alterações expressivas nas propriedades químicas dos solos, apesar do aporte de fertilizantes químicos e do revolvimento. A maioria dos atributos químicos permaneceu abaixo do nível critico (classe baixa), exceto o Ca trocável no sistema DA, que passou para a classe de fertilidade média. A mineralização da matéria orgânica, o teor de cinzas oriundas da queima dos restos da vegetação nativa, o teor de matéria orgânica, o teor de bases trocáveis e o teor de fósforo disponível encontraram-se mais destacados na camada 0-10 cm.
CONCLUSÃO:
Os solos, independentemente dos sistemas, apresentaram valores de fósforo remanescente, em sua maioria alta, principalmente nos horizontes superficiais, o que resulta em uma baixa capacidade de adsorção de fosfato.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Amazônia brasileira, Mudança no uso do Solo, Propriedades químicas dos solos.