Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
GERMINAÇÃO DE SEMENTES E CRESCIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DE POTENCIAL HÍDRICO
Cristiane da Conceição Muniz Malinowski 1
Delciane Sousa Amorim 1
Ezequiel Souza Queiroz 1
Francidalva Lima de Oliveira 1
Oscar José Smiderle 2
1. Graduandos do curso de Agronomia, Universidade Estadual de Roraima (UERR), AA
2. Eng.Agr. DSc. Pesquisador Embrapa Roraima. e-mail: osmiderle@gmail.com
INTRODUÇÃO:
O feijão-caupi é uma cultura de grande valor socioeconômico com geração de renda e emprego e alto valor nutricional e tem sido a principal fonte de proteína vegetal, notadamente, às populações de menor poder aquisitivo. Neste sentido a Embrapa Roraima vem desenvolvendo estudos com a finalidade de adaptar esta cultura às várias condições edafoclimáticas do estado de Roraima. A disponibilidade hídrica e o movimento de água para as sementes são importantes para a germinação e emergência das plântulas, sendo estes fatores influenciados pelo potencial hídrico do solo, textura do solo e área de contato solo-semente e tanto o estresse hídrico como e excesso de água são fatores que interferem no potencial germinativo do feijão. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a capacidade germinativa de sementes de feijão-caupi BRS Guariba e o desenvolvimento inicial das plântulas em função de diferentes capacidades de campo.
METODOLOGIA:
Os tratamentos foram formados por cinco percentuais de água (100, 80, 60, 40, 20%) nas quantidades de 2,800L;2,240L;1,680L;1,120L;0,560L. Utilizando-se 4 repetições inteiramente ao acaso, onde cada repetição foi constituída por 40 sementes e semeadas em bandejas de plástico contendo 12kg de areia seca e peneirada. Em cada bandeja foi alocada a quantidade de água definida por tratamento. As características avaliadas foram porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, altura das plântulas e peso da massa seca. A qualidade fisiológica das sementes foi obtida por meio da primeira contagem e contagem final de germinação do comprimento da raiz primária e da parte aérea das plântulas foi avaliado no 7º dia obtendo-se as medições e os resultados expressos em cm plântulas-1, após obteve-se a massa seca das plântulas. As plântulas foram extraídas e lavadas, pesadas em balança analítica e secadas em estufa com circulação forçada de ar regulada à temperatura de 60±5ºC por 72 h.
RESULTADOS:
Os resultados avaliados indicaram que tanto o excesso de água quanto o estresse hídrico no substrato (areia) interferiram na germinação das sementes, emergência e desenvolvimento das plântulas de feijão-caupi. Isto ocorreu, possivelmente por dois motivos distintos: primeiro, o excesso facilita a mortalidade das sementes por restringir a entrada de oxigênio indispensável para os processos metabólicos em curso quando da embebição das sementes no interior do substrato. Segundo, na escassez, reduzida quantidade de água as sementes tem dificuldade para hidratar ficando mais tempo sujeitas as adversidades no interior do substrato o que afeta a expressão do vigor e mesmo a viabilidade das sementes. Os tratamentos que obtiveram resultados melhores no índice de velocidade de germinação, vigor obtido na primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, desenvolvimento de plântulas e peso seco de feijão-caupi foram os de 80% (2,800 L), 60% (2,240 L) e 40% (1,120 L) de capacidade de campo, demonstrando assim que o feijão-caupi respondeu positivamente a esta faixa de umidade, estabelecida em substrato areia e nas condições de ambiente em que este trabalho foi conduzido.
CONCLUSÃO:
Pelos resultados obtidos para feijão-caupi, nas avaliações realizadas, conclui-se que tanto água em excesso como a deficiência de umidade influenciam na expressão da qualidade das sementes assim como no desenvolvimento inicial das plântulas obtidas. Quanto aos dados da massa seca de plântulas não houve variação entre os tratamentos, provavelmente em função de que foram utilizadas somente as plântulas normais obtidas.
Palavras-chave: água, estresse hídrico, qualidade.