Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR METROSSEXUAL : entre preceitos e preconceitos
Sílvia Bernardo da Silva 1
Suelen Campos 2
Georgia Patrícia da Silva 3
1. Professora de Marketing - Faculdade Atual da Amazônia
2. Aluna de Comunicação Social - Faculdade Atual da Amazônia
3. Professora de Administração - IFRR
INTRODUÇÃO:

Nesse terceiro milênio vários grupos sociais têm sido constituídos gerando uma grande oportunidade de mercado principalmente quando se identifica seus gostos e desejos por meio das pesquisas de marketing. Um grupo que atraído atenção de especialistas de prospecção de negócios rentáveis é do metrossexual. A noção de metrossexual aparece inicialmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, na década de 1990, e propaga-se no Brasil na década seguinte. Essa nomenclatura passou a receber várias definições e sentidos. Com ajuda da mídia, o metrossexual tornou-se mais conhecido e passou a ser caracterizado por hábitos comportamentais (principalmente de consumo) associados ao estilo feminino e às vezes e ao mundo gay. Independente dos preceitos e preconceitos esse grupo social tem assumido características muito específicas, no consumo e comportamento. Em busca de mais informação sobre esses consumidores este trabalho buscou analisar um grupo de metrossexuais na cidade de Boa Vista-RR e interpretar as atitudes do processo de compras. Acredita-se que o resultado do estudo, sob o olhar dessa identidade particular, é promissor já que pode trazer subsídios para a exploração de uma oportunidade de mercado de indivíduos que não tem limites investir em si mesmo.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada na cidade de Boa Vista e teve o caráter exploratório. Utilizou-se do método qualitativo a partir da interação com metrossexuais que estavam dispostos a contribuir com o estudo. Além da aplicação de questionários com 56 clientes de salões e casas especializadas em produtos e serviçõs estéticos. Foram contactadas pessoas do sexo masculino com faixa etária de 18 45 anos. Para aprofundamento do fenômeno estudado foram realizadas entrevistas. Além disso, fez pesquisa bibliográfica, no intuito de buscar mais informação sobre o tema. Para tanto, utilizou-se de alguns artigos em função de pouca literatura a respeito do objeto investigado.
RESULTADOS:
O comportamento dos metrossexuais vem se alterando à medida que a sociedade impõe novos conceitos, lança nova moda e aplica ao indivíduo tendências de consumo. Em decorrência das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea em relação ao consumo, os metrossexuais pesquisados mostraram-se preocupados de forma excessiva com a aparência, cuidados com o corpo e estética. Essas atitudes ocasionaram novos hábitos no perfil desses indivíduos. Percebeu-se também que "apesar de consumirem produtos de beleza como nunca, eles ainda têm vergonha de tratar do assunto com os amigos. Com efeito, a utilização de serviços estéticos ainda é muito discreta, embora muitos homens já estejam convencidos de que precisam cuidar da aparência na medida em que acreditam que uma aparência saudável também faz parte do marketing pessoal, além de melhorar a sua auto-estima. O que chamou atenção foi um certo exagero na busca de atingir uma imagem física perfeita.
Pode-se observar que com o apelo da mídia com o padrão ideal de beleza fez com que muitos homens buscassem melhorar sua aparência no tocante a traços faciais, musculatura, alimentação.Embora reconhecendo o preconceito das pessoas têm disposição em encarar os “olhares” questionadores e continuam disputando vagas nos salões de beleza.
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados obtidos, observou-se que a produção e manutenção de desejos de consumo dos metrossexuais são alimentadas pelo marketing das empresas que já direcionam esforços para esse público-alvo. E que na busca cada vez mais “modos de vida” específicos a fim de tornar os sujeitos desse “estilo” estão dispostos a pagar mais, mesmo que isso seja visto por outros como banalização da vida com a constante busca do padrão estético inalcançável, porém desejável e rentável às empresas.
Palavras-chave: Metrossexual, Marketing, Comportamento.