Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UMA ABORDAGEM FÍSICA DA REALIDADE AUMENTADA
Gilmar Alves Silva 1
1. Universidade Estadual de Roraima (UERR)/SECD
INTRODUÇÃO:
A partir dos anos 80, surge a multimídia, que engloba todo o espectro audiovisual. Ela passa a ser um conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada de todos os meios de expressão e de comunicação, como desenhos, esquemas, fotografias, filmes, animações, textos, gráficos e sons, tudo isso coordenado por um programa de computador. A Realidade Aumentada (RA) (augmented reality) é uma tecnologia, que combina elementos do mundo real com elementos virtuais em 3D, permitindo a interatividade entre objetos (reais e virtuais) em tempo real. Mais especificamente consiste na sobreposição realizada por meio de algum dispositivo tecnológico de objetos virtuais tridimensionais (gerados por computador) num ambiente real. Tem origem num campo específico das ciências da computação, que exploram a integração do mundo real com elementos virtuais ou dados criados por computador.
METODOLOGIA:
O processo de formação do objeto virtual contempla as seguintes etapas:
1. Colocação do objeto real em frente à câmara, ou direcionar a câmara do dispositivo tecnológico para um objeto;
2. Captação da imagem e sua transmissão ao equipamento que a irá interpretar;
3. Envio, por parte da câmara, das imagens obtidas, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual;
4. O software encontra-se programado para retornar determinado objeto virtual, dependendo do objeto que for mostrado à câmara;
5. O dispositivo de saída exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem um só. O fato das formas dos objetos serem reconhecidas pelo software faz com que os elementos reais sejam visionados pela câmara, acrescidos de informação, virtual em 3D, sobre os mesmos.
RESULTADOS:
Apesar da grande maioria das investigações da RA estarem direcionadas para o funcionamento da tecnologia em espaços abertos, esta também pode ser utilizada em espaços fechados, como por exemplo, centros comerciais ou supermercados, proporcionando ao utilizador a obtenção de informações diversas sobre as lojas e produtos que são reconhecidos pelo software. Futuramente será possível expandir o monitor do PC para o ambiente real: janelas, ícones do programa e dispositivos virtuais de todos os tipos aparecerão no ambiente real, os quais poderão ser controlados manualmente. Estes sistemas utilizam óculos ou capacetes com lentes que permitem a recepção direta da imagem real, ao mesmo tempo que possibilitam a projeção de imagens virtuais devidamente ajustadas com a situação real.
CONCLUSÃO:
Algumas aplicações incríveis de RA, as quais trazem vantagens para quem as utiliza. Por exemplo, a nível turístico, a quantidade de informação que se consegue transmitir ao utilizador em tempo real, e mesmo a um nível laboral, pode-se referir à redução de custos com, por exemplo, a utilização de conferências com elementos virtuais. O grande desafio da Realidade Aumentada é conseguir uma perfeita coordenação entre objetos reais e virtuais, pois um pequeno erro pode causar um desalinhamento.
Palavras-chave: Realidade Aumentada, Mídias, Informatica na Física.