Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
PROJETO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Esmeraci Santos do Nascimento 01
Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos 02
Débora Soares Alexandre Melo Silva 02
1. Professora Esp. Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de RR
2. Professoras Especialistas do Instituto Federal de Roraima
INTRODUÇÃO:
As rápidas transformações da sociedade e do mundo moderno acrescem novas e múltiplas exigências ao trabalho do docente. Considerando que a formação inicial do docente apresenta deficiências na preparação didático/pedagógica para o trabalho com um público tão eclético na experiência, de vivência e saberes adquiridos ao longo da vida como o da Educação de Jovens e Adultos-EJA, o professor que assume o compromisso de ensinar e preparar esses alunos para as exigências do mercado de trabalho assume a preparação de sujeitos que entendam sua cidadania e que tenham capacidade de intervir em sua realidade, vencendo as desigualdades e diferenças sociais e culturais; sendo assim enfrenta responsabilidades de um educador desafiado a romper paradigmas que ao longo dos anos foram construídos no atendimento da EJA. A proposta deste trabalho consistiu na experiência de uma metodologia de ensino alternativa visando romper paradigmas construídos sobre o perfil do aluno jovem/adulto atendidos nesta modalidade ao ensino tradicional. A metodologia do Projeto de Aprendizagem (P.A.) foi apresentada na disciplina de Língua Portuguesa, teve por objetivo refletir sobre diferentes maneiras do trabalho e da abordagem dos conteúdos da disciplina e aplicar um plano de atividades elaborado coletivamente.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi qualitativa e realizada com uma turma de 46 alunos do noturno, do 3º ano do E. M. - 3º segmento da EJA, da Escola Estadual Caranã em Boa Vista–RR. A classe era formada por alunos, em sua maioria, trabalhadores residentes nos bairros adjacentes a escola e com faixa etária de 20 a 65 anos. O P.A. organiza-se a partir das necessidades, curiosidades e percepção dos alunos sobre algum assunto de interesse coletivo. As etapas do trabalho foram: escolha do tema, certezas provisórias, dúvidas provisórias, pesquisa, metodologia e produção dos alunos, cronograma e avaliação. O tema escolhido foi Desemprego - Título:A causa do desemprego entre os jovens de Boa Vista. O tratamento dos dados se deu com a divisão da classe em grupos, com pesquisa de campo através de questionário e entrevista e coleta de dados na escola, no ambiente de trabalho, nos bairros em que residiam, entre outros espaços; definição de estratégias para apresentação dos resultados ao coletivo escolar.
RESULTADOS:
A execução do planejamento proposto resultou na ampliação da leitura de muitos e variados textos na escola e principalmente fora dela, haja vista que quando motivado o aluno da EJA busca administrar seu tempo para melhor envolver-se no trabalho. O trabalho coletivo e a descoberta a partir da pesquisa foram decisivos para a conquista de um comportamento assertivo na busca de uma aprendizagem autônoma e progressiva dos alunos. O perfil assertivo exige decisões objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera relevante a construção de parcerias. Observou-se a mudança de comportamento passivo para um comportamento maduro, de atitudes de determinação, adaptabilidade e auto estima. Percebeu-se que o tema por ser de interesse de todos motivou a busca de apresentações de resultados melhores, bem elaborados, originais e relevantes e que respondesse aos questionamentos, visto que os alunos aguardavam a apresentação dos demais grupos para conhecer o resultado da pesquisa. Houve entre as avaliações uma auto avaliação e através da vivência nos grupos buscou-se trabalhar a fala dos alunos que posteriormente foram caracterizados via análise do discurso.
CONCLUSÃO:
Portanto, o estudo e o ensino a partir da necessidade de respostas, da percepção da existência de uma problemática social e da receptividade dos alunos com o tema, demanda uma atitude nova de ensinar e aprender além de romper com paradigmas da forma seqüencial de apresentação dos conteúdos, e sobre nossas atitudes frente ao conhecimento, fazendo com que as inúmeras possibilidades de aquisição de informações (pela temática) possa tornar possível a aquisição/construção do verdadeiro saber.
Palavras-chave: autonomia, cidadania, ensino.