Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 3. Educação Ambiental
O INICIO DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DA REGIÃO NORTE
Rita de Cássia Pompeu de Sousa 1
Francisca Luciana da Silva Siqueira 1
Alcides Galvão dos Santos 1
Antonio Carlos Centeno Cordeiro 1
1. MSc. em Gestão e Auditoria Ambiental - Analista da Embrapa Roraima
2. Esp. em Saúde do Trabalhador - Analista de RH da Embrapa Roraima
3. MSc em Economia - Analista da Embrapa Roraima
4. Dr.em Melhoramento Genético- Pesquisador da Embrapa Roraima
INTRODUÇÃO:
Na realização de atividades de pesquisa agropecuária, utilizam-se os recursos naturais, necessita-se de áreas para instalação de experimentos em campo e laboratórios para realização de analises, sendo inevitável o desenvolvimento de pesquisas sem causar algum dano ambiental. São gerados também diversificados tipos de resíduo que mesmo em pequenas quantidades devem ser destinados de acordo com a sua periculosidade. A pesquisa agropecuária permite a compreensão e conciliação dos recursos químicos, físicos e biológicos para se usar, de forma menos intensiva e com maior qualidade, a terra, o serviço alocado, o capital, os insumos e máquinas que se pode comprar, e deles ser menos dependentes. É a partir dos experimentos de pesquisa desenvolvidos que é validada uma nova tecnologia, para aplicação na agricultura de pequeno a grande porte responsável pela produção de alimentos a serem consumidos diariamente. Assim, ao considerar a gestão ambiental no contexto da pesquisa cientifica, percebe-se de imediato que ela pode ter uma importância muito grande, inclusive estratégica. Assim, este trabalho teve por objetivo relatar os primeiros passos necessários à implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa de pesquisa agropecuária.
METODOLOGIA:
A metodologia iniciou-se por uma avaliação ambiental realizada com recursos humano internos, habilitado e relacionado com questões ambientais. Foram utilizadas outras técnicas, isoladas e/ou de forma combinada para realização da avaliação ambiental. As principais técnicas comuns para fazer essa avaliação incluíram: aplicação de questionários previamente desenvolvidos para fins específicos; realização de entrevistas dirigidas, com o devido registro dos resultados obtidos; utilização de listas de verificação pertinentes às características da empresa.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos nessa avaliação inicial indicaram deficiências que vão desde fontes poluidoras, destinação de resíduos perigosos, até o cumprimento da legislação ambiental. Possibilitou ainda perceber falhas em termos de preservação do meio ambiente, e os vários aspectos que contribuíam para isso, tais como: percepção ecológica deficitária de alguns empregados e colaboradores; forma tradicional de produção, tratamento de efeitos poluidores no fim do processo das atividades e serviços e falta de monitoramento ou fiscalização dos órgãos ambientais competentes. E como benefícios obteve-se o conhecimento do perfil e desempenho ambiental da empresa, aquisição de experiência na identificação e análise de problemas ambientais, identificação dos pontos fracos para obtenção dos benefícios ambientais e econômicos, maior eficiência na utilização de matérias-primas e insumos e por fim, os subsídios necessários para fixar a política ambiental da empresa. A partir desses resultados foram constituídos os primeiros passos necessários a implantação do Sistema de Gestão Ambiental, cuja operacionalização e monitoramento estão ancorados em princípios comuns de gestão da organização e das diretrizes ambientais traçadas para a Empresa.
CONCLUSÃO:
Muitas ações foram realizadas e efetivadas, porém ainda há muito a realizar em termos de gestão dos resíduos, principalmente, quanto à redução do consumo de material, tratamento e à disposição adequada do que resta das atividades e serviços laboratoriais, administrativas e de experimentos de pesquisa instalados em campos experimentais e na sede da empresa de pesquisa agropecuária para que se possa efetivamente consolidar o Sistema de Gestão Ambiental da referida Empresa.
Instituição de Fomento: Embrapa
Palavras-chave: política ambiental, avaliação Ambiental, gestão ambiental.