Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
CONCURSO DE CONTOS NÃO VENDA SEU VOTO
André Nonato Alves KIng e Campos 1
Anderson de Brito Barbosa 2
Luciana Corrêa Bonbardelli 3
Alfredo Clodomir Rolins 4
Mayner Portugal 5
1. Acadêmico do curso de História da UFRR e bolsista do PIBID/CAPES/UFRR
2. Acadêmico do curso de História da UFRR e bolsista do PIBID/CAPES/UFRR
3. Acadêmica do curso de História da UFRR e bolsista do PIBID/CAPES/UFRR
4. Professor de história da rede pública de ensino em Roraima
5. Professora de língua portuguesa da rede pública de ensino em Roraima,
INTRODUÇÃO:
O referido trabalho tem como objetivo mostrar de forma clara e sucinta os passos de um projeto realizado junto a alunos das três escolas participantes do PIBID (Programa Institucional de Incentivo à Docência). Projeto este que teve como objetivo estimular a criticidade dos alunos. Contou também com a participação dos bolsistas do referido programa bem como dos professores supervisores. Foi um projeto que teve inicio com um aporte teórico por parte dos professores supervisores do PIBID e culminou com uma atividade extraclasse que contou com a intensa e importante participação dos alunos. Foram convidados alunos das escolas participantes do PIBID (Ana Libória, Hildebrando Ferro Bittencourt e Presidente Tancredo Neves) interessados em participarem do Concurso de Contos.
METODOLOGIA:
A divulgação do concurso se foi feita com cartazes e folders distribuídos nas escolas participantes.Os alunos interessados tiveram o compromisso de escrever um conto que abrangesse questões inerentes a compra e venda de votos. Em seguida os alunos interessados em participar do concurso tiveram algumas aulas nas quais obtiveram informações sobre a estrutura de um conto e também sobre a história do voto no Brasil. Ao final da produção dos contos pelos alunos,o conto campeão fez do panfleto. Este panfleto foi distribuído nas ruas próximas a Escola Estadual Ana Líbória, participaram da panfletagem os alunos que tiveram seu contos selecionados para o livro. Foi uma ação coordenada pelo professor supervisor do PIBIB de História da UFRR e contou com a ajuda dos bolsistas de História do PIBID de História. Os onze contos foram publicados em pequeno livro que foi entregue aos pais dos alunos e em algumas escolas da cidade como forma de incentivar outros alunos a praticarem a leitura e escrita.
RESULTADOS:

A premiação dos alunos aconteceu no auditório da escola Estadual Ana Libória no dia seguinte a panfletagem e contou com a participação dos pais dos alunos escritores dos contos e contou com a presença dos pais dos alunos.A participação dos alunos no concurso foi boa, tendo em vista que o foco do concurso é de estimular outros alunos a praticarem a leitura bem com fazer com os alunos possam exercer seu papel de cidadão consciente perante a sociedade.
CONCLUSÃO:

Concluímos que os alunos participantes do concurso conseguiram desenvolver habilidades relacionadas a cidadania bem como tiveram colocaram em prática sua criticidade como cidadãos. Os contos foram de boa qualidade tendo em vista o grau de escolaridade dos escritores.
Palavras-chave: criticidade, conscientização, cidadania.