Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 5. História - 10. Teoria e Metodologia da História
AMOSTRA DE HISTÓRIA E DO COTIDIANO DE RORAIMA ATRAVÉS DE VÍDEOS
Anderson de Brito Barbosa 1
André Nonato Alves King e Campos 2
Alfredo Clodomir Rolins 3
1. Acadêmico do curso de História da UFRR e bolsista do PIBID/CAPES/UFRR
2. Acadêmico do curso de História da UFRR e bolsista do PIBID/CAPES/UFRR
3. Professor de história da rede pública de ensino em Roraima
INTRODUÇÃO:
O trabalho teve como temática Boa Vista-RR, pois temos pouco material referente a nossa cidade, então os alunos ficaram com a responsabilidade de uma produção audiovisual relacionada a referida cidade. Esse trabalho teve como objetivo produzir um documento audiovisual mostrando informações pertinentes através do vídeo, possibilitando aos alunos um conhecimento fora da sala de aula, levando os discentes a trabalharem com ferramentas que estão próximas a sua realidade tais como: celular, maquina digital e computadores, tais ferramentas foram facilitadoras para a execução do trabalhado, bem tiveram a oportunidade em conhecer de perto aspectos políticos, econômicos, sociais etc. da nossa cidade.
METODOLOGIA:
Cada turma ficou responsável pela escolha do tema do trabalho, ficando aberta para os alunos a escolha do que iriam desenvolver no vídeo. Cada turma teria 10 minutos para apresentar o vídeo, o projeto foi o primeiro passo, onde orientávamos na estrutura e encaminhamento da execução da filmagem. Os locais para a execução da atividade foi de escolha dos alunos, pois dependia da temática para definir a localidade. Os alunos utilizaram aparelhos celulares, máquinas fotográficas, câmera filmadora como equipamentos para fazer a filmagem, pois são mídias que os alunos estão em constante contato, cabendo em seguida aos discentes executarem a edição do vídeo, sempre vinculado com o que projeto tinha como objetivo principal.
RESULTADOS:
Depois de todos os vídeos prontos, aconteceu uma feira de amostra com todos os trabalhos, o local da amostra foi no auditório da Escola Ana Libória, onde todos os alunos envolvidos prestigiaram a apresentação das outras turmas. Portanto, esperamos que nessa amostra os alunos tiveram a compreensão e a assimilação de aspectos (Político, Econômico, Social etc.) pertinentes relacionados a cidade de Boa Vista-RR ,o que levou este aluno a ampliar seu leque de conhecimento, não se fechando apenas na sala de aula, proporcionando a ele uma formação continuada de sua cidadania e ao mesmo tempo dando a devida orientação para fazer o uso das mídias (celular, câmera fotográfica) de forma significativa, ou seja, que as mesmas venham a contribuir para um conhecimento de qualidade na sua formação.
CONCLUSÃO:
Chegamos a conclusão de que os alunos se adaptam melhor ao conteúdo desde que o mesmo esteja ligado a realidade em que o aluno está inserido, neste caso usamos mídias que os alunos estão em constante contato. Sendo assim, percebemos que os alunos tiveram um bom desempenho em se tratando de assimilação de conteúdo bem como de aprendisado.
Palavras-chave: aprendizagem, pesquisa, mídias .