Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 13. Ensino Profissionalizante
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE RORAIMA: MEMÓRIA E TRAJETÓRIA DE DESENVOLVIMENTO
Sandra Mara de Paula Dias Botelho 01
Arminda Rachel Botelho Mourão 02
1. Profa. Dra. Arminda Rachel B. Mourão - Orientadora/ UFAM
2. Profa. M.Sc. Sandra Mara de P. Dias Botelho - IFRR
INTRODUÇÃO:
Este trabalho resulta da pesquisa realizada com sujeitos históricos que acompanharam a trajetória de desenvolvimento da Escola Técnica Federal de Roraima - ETFRR, criada em 1986, ainda no ex-Território Federal de Roraima, até a sua transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica- CEFET-RR. Embora sua trajetória tenha ocorrido diferentemente de outras instituições iniciadas com as Escolas de Aprendizes Artífices, em 1909, a ETFRR já viveu algumas transformações, que se eternizam na memória dos sujeitos envolvidos. Em 1988, por força da Constituição Federal, o ex-Território foi transformado em Estado, sendo-lhe transferido todo o patrimônio daquele. Dessa forma, a ETFRR, implantada como federal, tornara-se uma escola estadual. Em 1993, o Ministério da Educação, utilizando-se de todo o patrimônio físico e da estrutura bem como o de recursos humanos, (re)cria sob nova lei a ETFRR. Esse ato, no senso comum da comunidade escolar, ficou conhecido como o processo de “federalização”, criando um imbróglio: “criação” ou “federalização? Em 2002, a ETFRR é elevada à categoria de CEFET-RR, fazendo valer o princípio da verticalização do ensino e expansão de suas atividades, principalmente na oferta de cursos de nível básico.
METODOLOGIA:
Pesquisa com abordagem qualitativa, teve como fonte os documentos oficiais, os depoimentos de sujeitos históricos que acompanharam os processos de transformação e uso do procedimento metodológico da História Oral e da memória, juntamente com o acervo fotográfico da Instituição.
RESULTADOS:
As narrativas dos sujeitos históricos permitiram interpretar que o processo de implantação da Escola ainda é ambíguo e contraditório; entretanto, na memória individual dos entrevistados a Escola Técnica Federal de Roraima, comumente assim reconhecida, embora sob nova institucionalização, é uma instituição pública de grande valor no Estado e reconhecida pelo trabalho desenvolvido na formação e qualificação de profissionais para o mercado de trabalho.
CONCLUSÃO:
As mudanças ocorridas nos processos de transformação desta Escola de Educação Profissional foram vividas e percebidas como desafios. As lembranças do passado realizaram-se e manifestaram-se de forma individual aos entrevistados;mas, socialmente compuseram a coletividade, confirmando abordagem teórica sobre memória individual e social. Cada entrevistado forneceu informações e versões sobre si próprio e sobre o que foi vivido, podendo esclarecer dúvidas ou permitir reflexões.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Palavras-chave: transformação, memória, trajetória..