Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 15. Formaçao de Professores (Inicial e Contínua)
A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM RORAIMA: CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FARES
Sandra Maria de Morais Gomes UFRR
1. Prof. MSc. Sandra Gomes- Curso de Comunicação Social-UFRR
2.
INTRODUÇÃO:
Este artigo apresenta um resumo da dissertação sobre a implantação da Educação a Distância, EaD, no ensino superior em Roraima. Longe de tentar esgotar um tema tão vasto e complexo, busca-se avaliar a experiência de implantação da EaD no Estado. A receptividade e as dificuldades enfrentadas por alunos e professores, criação de infraestrutura, bem como as diferenças entre os dois pólos de atuação pesquisados e a interação com outras turmas que utilizam a metodologia; facilidades de acesso a computadores e Internet criam um diferencial entre o aprendizado. Como resultado, apresenta-se um recorte sobre o momento de implantação da EaD num dos Estados da região Amazônica, aliado a necessidade de levar em consideração as particularidades de cada região e o perfil dos alunos envolvidos.
METODOLOGIA:
Ao optar pela técnica de entrevistas semiestrutradas, a ideia é a de diagnosticar qualitativamente a eficiência da metodologia a distância diante da realidade local, além de estabelecer qual a relação dos usuários com a metodologia e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, NTIC.
Ao elaborar o questionário que orienta as entrevistas, buscou-se verificar de forma qualitativa a implantação da metodologia. Dessa forma, as primeiras perguntas referem-se especificamente à adaptação à nova forma de aprendizagem, dificuldades encontradas, estabelecer tempo de ocupação do aluno para o autoestudo. Em seguida, na segunda parte, as perguntas abordam a aplicação da metodologia, instrumentos utilizados na EaD, avaliação, estrutura curricular, funcionamento das tutorias e Projeto Político Pedagógico. Na última parte, busca-se levantar o impacto das NTICs no Estado em relação a encurtamento da distância, se estas são facilitadoras e como se dá sua utilização.
RESULTADOS:
Através das entrevistas foi possível ter contato com alunos que são educadores em várias regiões do Estado. Apesar de mais próximo da capital, o município do Cantá é extenso e possui vilas bastante distantes e com dificuldade de acesso deixando os moradores praticamente isolados. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação são uma realidade nova para essas pessoas, cuja nomenclatura não faz parte do cotidiano deles.
Os computadores não chegaram a todas as escolas, embora a Secretaria Estadual de Educação relate que todas as escolas possuam computadores instalados. Além disso em muitas localidades não há ninguém que possua um computador pessoal. O analfabetismo digital atinge inicialmente as crianças do ensino fundamental, que conhecem o computador apenas através de gravuras, mostradas pela professora.
CONCLUSÃO:
A evolução na qualidade de conexão e o incremento do uso das tecnologias utilizadas na relação ensino/aprendizagem, bem como formação específica em Educação a Distância aos educadores que utilizarão as NTICs, são determinantes para o desenvolvimento da EaD em Roraima. A certeza é de que se está apenas começando. A intenção deste trabalho, longe de ser determinante ou abordar todos os aspectos de uma questão tão complexa, é contribuir com este começo, através deste recorte da realidade.
Palavras-chave: comunicação, educação a distância, novas tecnologias .