Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 4. Jornalismo e Editoração
FESTA DOS FILHOS DE MAKUNAIMÎ: PRESENÇA E COBERTURA DA MÍDIA NA FESTA DA HOMOLOGAÇÃO DA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL
Antonia Costa da Silva UFRR
Sandra Maria de Morais Gomes UFRR
1. Profa. MSc. Antonia Costa da Silva-Curso de Comunicação Social-UFRR
2. Profa. MSC. SAndra Maria de Morais Gomes - Curso de Comunicação Social-UFRR
INTRODUÇÃO:
Com o objetivo de analisar a cobertura jornalística feita durante a festa de comemoração da homologação da Raposa Serra do Sol, em Roraima, este trabalho trata de alguns aspectos de interesse jornalístico, a partir da presença de vários meios de comunicação no evento. Sendo Roraima um Estado jovem, com recém-completos 22 anos de emancipação, destaca-se a importância de analisar este momento desta unidade da federação, quando estão se definindo questões fundamentais, como a fundiária, onde se define os espaços reservados aos povos tradicionais, e as faixas reservadas para os migrantes, que chegaram na época da colonização. Intitulada festa dos “Netos de Makunaimî” , a celebração levou um grande número de pessoas, autoridades e repórteres à comunidade indígena Maturuca, a 350 km de Boa Vista, capital, um ano após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em favor da homologação contínua dessas terras. Através de pesquisa qualitativa, realizada com os repórteres presentes, identificou-se a incidência, ou ausência, de pauta; para quantos veículos cada repórter fez a cobertura; qual a opinião dos profissionais acerca das exigências de utilização das imagens feitas na cobertura, entre outros temas.
METODOLOGIA:
A festa durou cinco dias, tendo como ponto principal do evento o dia 19 de abril, dia do índio. Além da pesquisa bibliográfica, referentes aos jornais e autores da área, foram aplicados onze (11) questionários nesta data, durante a cerimônia oficial, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A distribuição dos questionários foi feita de forma aleatória para os jornalistas integrantes da cobertura. Com doze perguntas, as questões foram de múltipla escolha, sendo oito (8) fechadas e quatro (4) com espaço para comentários. Os questionários não foram identificados.
Como as questões de mediação e de contato entre os profissionais da imprensa oferecem um nível de complexidade maior, sobre o qual um questionário dificilmente poderia dar respostas mais profundas, optou-se por extrair deste instrumento metodológico apenas algumas inscrições que ajudassem a traduzir, pelo trabalho técnico, o lugar do jornalismo nesse tecido social.
RESULTADOS:
De acordo com as respostas obtidas, preferiu-se abordar neste artigo as questões pertinentes à cobertura do evento. Assim, os questionários identificaram que a televisão foi o veículo mais presente, com seis (6) repórteres, seguido de rádio e impresso, com três (3) jornalistas cada um, sendo que revista e internet tiveram apenas dois (2) jornalistas de cada veículo, respectivamente. Apenas um questionário registra a cobertura para duas mídias: rádio e impresso.
A maioria dos jornalistas responde não conhecer a comunidade Maturuca, local onde foi realizada a festa. Apenas quatro (4) já conheciam o local, contra sete (7) que disseram não conhecer. Isso cria uma expectativa acerca do ambiente e das condições disponíveis para trabalhar, tais como infra-estrutura para produção e envio de dados, por exemplo.
Avalia-se que as respostas, que registram uma contradição, traduzem esse momento. De acordo com o CIR, a decisão de restrição de uso das imagens partiu das lideranças de algumas comunidades ligadas à região onde foi realizada a festa, a região das serras. A coordenação do evento foi dividida entre diferentes grupos, responsáveis por cada etapa da festa, como por exemplo, a comunicação.
CONCLUSÃO:
A festa foi registrada pela imprensa presente, e destaca-se a realidade da imprensa roraimense que nem sempre reporta os povos indígenas como protagonistas de sua história. Há relatos de preconceito e controle por parte de grupos políticos que detém os maiores meios de Comunicação.
Com a homologação das terras indígenas abre-se nova possibilidade de diálogo, num longo e difícil processo. O avanço será alcançado com uma mudança de comportamento entre os dois discursos,com respeito aos limites.
Palavras-chave: cobertura jornalística, homologação, indígenas.