Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
Caracterização de Locos Microssatélites para o ciclideo neotropical Cichla monoculus (Spix e Agassiz, 1831)
Priscila Roberta Mendonça do Nascimento 1
Carolina F. S. Sousa 1
Carlos H. A. dos Santos 1
Marcos P. Lima 1
Tatiana de Campos 2
Vera M. F. de Almeida-Val 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
2. Faculdade Estadual de Campinas - UNICAMP
INTRODUÇÃO:
O tucunaré (Cichla monoculus) é um peixe endêmico da bacia amazônica e pertence ao gênero Cichla da família Cichlidae e à ordem Perciformes. Possui hábito diurno, não realiza migrações e sua reprodução ocorre no inicio da temporada de chuvas. Recentemente, o tucunaré tem se destacado na pesca esportiva por apresentar comportamento brigador, alem de ter boa aceitação no mercado consumidor. Neste contexto, deve-se atenção à diminuição das populações naturais e à possível extinção de espécies de peixes com valor comercial, que nos últimos anos vêm sofrendo uma diminuição de suas populações, bem como perda da variabilidade genética em função da sobrepesca. Dessa forma, os microssatélites se tornam marcadores eficientes que para estudos de populações conferindo codominância e multialelismo o que proporciona maior conteúdo informativo por loco.
METODOLOGIA:
Foram coletados 27 exemplares de tucunaré durante as expedições do Projeto Piatam de sete lagos do trecho Coari-Manaus do Rio Solimões. foi extraído o DNA genômico do tecido muscular dos indivíduos seguindo o Protocolo de Sambrook & Russel, 2001 com modificações. Para verificar a qualidade do DNA foram feitas eletroforeses em gel de agarose 1% corado com brometo de etídio. Usou-se um Espectrofotômetro para quantificar o DNA extraido. As sequências de DNA contendo regiões com microssatélites foram identificadas a partir da Construção de uma Biblioteca Genômica Enriquecida em Microssatélites. Todos os locos microssatelites foram amplificados via PCR e separados em gel de poliacrilamida 6% corado com prata. Para análise dos dados utilizou-se o programa GDA para obter heterozigosidades observada e esperada e o FIS, o Cervus calculou o PIC, o Fstat para calcular o equilíbrio Hardy-Weinderg e o programa PopGene para calcular o desequilíbrio de ligação.
RESULTADOS:
Foi obtida a temperatura ideal de anelamento para os primers e foram identificadas através de eletroforeses em gel de agarose. Os dados obtidos mostraram que dos 14 locos de microssatélites, 12 foram polimórficos e dois monomórficos. Os números de alelos por locos variaram de 2 a 13, com média de 6 alelos por locos. No que concerne à heterozigosidade, verificamos uma variação de 0,54 a 0,94 (média de 0,66) para heterozigosidade observada, e 0,45 a 0,90 (média de 0,64) para heterozigosidade esperada. Os valores do índice de endogamia (f) variaram de 0.452 a 0,467 e do Conteúdo de Informação de Polimorfismo (PIC) 0,36 a 0,86. O teste de Eqüilíbrio de Hardy-Weinberg mostrou que 3 locos apresentaram desvios significativos do equilíbrio de Hardy-Weinberg após a correção de Bonferroni (p>0,0041). Além disso, constatamos também que nenhum dos locos apresentou-se em ligação, após o teste do Desequilíbrio de Ligação (DL).
CONCLUSÃO:
A partir das análises dos resultados e testes estatísticos, observa-se um elevado fluxo gênico entre as populações de Cichla monoculus no trecho Coari-Manaus no Rio Solimoes, onde as populações naturais não mostraram alelos específicos para cada um dos sete lagos, ocorrendo migrações entre eles e pouca endogamia. Provavelmente, com o incremento de mais indivíduos, os testes possam mostrar se há diferença significativa ou não.
Palavras-chave: Cichla monoculus, microssatélites, conservação.