Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
RELATO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA NO PROJETO PIBID - FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTARÉM – PA
Tiago de Oliveira 1
Sergio de Sousa Martins 1
Rosangela Castro da Cruz 1
Jéssica da Silva Sá 1
Nilzilene Ferreira Gomes 2
Ana Hélen Vasconcelos Campos Silva 3
1. Acadêmicos do curso de Licenciatura plena em Física Ambiental da UFOPA e bolsista do PIBID.
2. Profa. Msc. / Orientadora - Licenciatura plena em Física Ambiental da UFOPA.
3. Profa. de Física da SEDUC-PA.
INTRODUÇÃO:
O subprojeto PIBID da Licenciatura em Física Ambiental da UFOPA (LFA): “Práticas diferenciadas no ensino de Física: articulações universidade-escola-sociedade”, propõe-se trabalhar com estratégias metodológicas diferenciadas para o ensino de Física: Experimentação, Júri simulado, Teatro, Debate, Ensino Através de Temas, História da Ciência, Utilização de textos de divulgação científica, Resolução de problemas, Trabalho com projetos e Utilização da temática ambiental. Quanto à experimentação, é por meio dela que os estudantes podem ter contato com os conceitos de maneira empolgante, despertando a curiosidade, levando-os a participar da aula. Também é importante que em atividades experimentais se explore a reflexão crítica sobre os conceitos físicos envolvidos em cada experiência, relacionando-os também com fatos que são comuns ao cotidiano do estudante. Considerando essas possibilidades da experimentação no ensino de física, foram realizadas atividades experimentais com alunos do ensino médio para divulgação do projeto PIBID da LFA nas três escolas de atuação do mesmo. Neste trabalho tem-se como objetivo relatar a Mostra experimental desenvolvida em uma das escolas estaduais de atuação desse subprojeto em Santarém-PA (Álvaro Adolfo da Silveira) por bolsistas da LFA.
METODOLOGIA:
A Mostra de experimentos foi realizada no laboratório multidisciplinar da escola, no turno da tarde, com estudantes da manhã. Por limitação de espaço, o número de estudantes foi reduzido, participando apenas 15, tendo representantes das várias turmas de 1o ano. Os participantes da mostra eram de 6 turmas de 1o ano, alunos da professora supervisora do subprojeto de Física da escola (PIBID). Esta atividade teve a intenção de divulgar o projeto na escola e estes estudantes serem os disseminadores das ações.
Na atividade realizada participaram três bolsistas do projeto PIBID e cada um foi responsável pela apresentação de um experimento, porém, houve articulação entre os bolsistas em relação aos experimentos expostos. Os experimentos apresentados foram: Borbulhador, Cama de Prego, Looping e Sistema Planetário.
RESULTADOS:
Na atividade desenvolvida foi possível identificar o perfil diversificado dos estudantes, sendo que uns eram mais quietos outros mais agitados. No decorrer da atividade procurava-se deixar os estudantes à vontade, fazendo questionamentos relacionados às experiências abordadas no momento, sem recriminar se as respostas estivessem erradas, pois assim estariam livres para falar o que pensavam a respeito daquela experiência, inicialmente, até chegarem a um conceito cientificamente aceito.
Das experiências abordadas nem todas eram referentes aos conteúdos de 1º ano. Por conta disto, foi necessário ter cuidado ao explicar os princípios físicos envolvidos, bem como relacioná-los ao cotidiano, agindo de modo a facilitar o entendimento. No experimento Borbulhador foram trabalhados os conceitos de transferência de calor e pressão; na Cama de Pregos foram trabalhados os conceitos de pressão e relação com a área de contato; no Looping, os conceitos de energias e conservação; quanto ao Sistema Planetário, marés, auroras, Leis de Kepler e força gravitacional. Foi possível identificar ainda durante a exposição do experimento Looping dificuldades dos estudantes na compreensão de conceitos sobre energia e conservação de energia mecânica.
CONCLUSÃO:
Com a realização da mostra de experimentos os estudantes demonstraram dificuldades na compreensão de alguns princípios e conceitos físicos abordados. Acredita-se que essa dificuldade é devida ao fato dos estudantes ainda não terem estudado alguns desses conceitos ou pela linguagem utilizada com o público por alguns integrantes. Em contrapartida, eles mostraram interesse em participar ativamente na experiência procurando esclarecer as dúvidas que surgiam no momento e questionando em que outras situações determinado princípio físico também tinha aplicação, ou seja, fazendo a transposição dos conceitos para outras situações. Eles deixavam transparecer que estavam realmente empolgados com tudo o que estavam vendo, já que há escassez desse tipo de abordagem nas aulas. Ao final alguns perguntaram por que aula como essa não era frequente, pois assim se tornava mais fácil a compreensão e atrairia a atenção de todos. Percebe-se com esta simples atividade que estratégias diferenciadas como a experimentação podem despertar o interesse dos estudantes para aprender. Portanto, a atuação do projeto PIBID da LFA na escola com estratégias diferenciadas é muito importante para contribuir com possíveis melhorias no ensino de Física na escola.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Palavras-chave: Experimentação