Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PIBID PARA BOLSISTAS DA LICENCIATURA EM FÍSICA AMBIENTAL DA UFOPA
Nilzilene Ferreira Gomes 1
Janelson Nogueira Xavier 2
Andria Raiane Coelho Campos 2
1. Professora Ms./Licenciatura em Física Ambiental/ICED/UFOPA
2. Acadêmicos da Licenciatura em Física Ambiental/ICED/UFOPA
INTRODUÇÃO:
O PIBID/CAPES, é um programa destinado ao fortalecimento das licenciaturas, oferecendo bolsas a estudantes, professores da educação básica e professores da universidade, incentivando a inserção dos licenciandos antecipadamente na docência, de modo a conhecerem e vivenciarem o cotidiano da escola pública, bem como contribuir para a elevação do IDEB das escolas parceiras.
Em 2010 a UFOPA, universidade criada pela união do campus da UFRA e UFPA em Santarém-PA em 2009, participou pela primeira vez do edital PIBID com o projeto: “Educação para a Integração da Amazônia”, que envolve 6 licenciaturas remanescentes da UFPA-Santarém e 125 acadêmicos bolsistas. O foco da pesquisa que aqui se relata é o sub-projeto da Licenciatura em Física Ambiental (LFA), que conta com 21 acadêmicos bolsistas, 3 professores supervisores e 3 professores orientadores, sendo um deles o coordenador do projeto.
Diante da importância do programa para a formação de professores de física, o sub-projeto PIBID desta licenciatura vem sendo alvo de um projeto de pesquisa na instituição, coordenado pela autora deste trabalho. Assim, tem-se como objetivo apresentar parte dos resultados de uma primeira pesquisa realizada com 16 bolsistas da LFA sobre as contribuições formativas que a participação no Programa lhes oferece.
METODOLOGIA:
A partir da questão de investigação, “Em que a participação no PIBID tem contribuído na formação dos licenciando em Física Ambiental?”, elaborou-se entrevista semiestruturada, com 3 perguntas. Para este trabalho foram analisadas respostas às duas primeiras: 1) “Quais eram suas expectativas quando você se inscreveu para ser bolsista do PIBID? Ou seja, o que você esperava do projeto? Comente se o projeto está conseguindo contemplar suas expectativas iniciais e por que”; 2) “O que tem acontecido no projeto que, em sua opinião, mais tem contribuído na sua formação como futuro professor (a) de física?”. Entrevistou-se 16, dos 21 bolsistas do PIBID da LFA, divididos em quatro grupos de 3 a 5 pessoas e uma entrevista individual, sendo que primeiramente eles registraram por escrito suas respostas e, logo após, iniciou-se a entrevista, gravada em áudio e vídeo, de modo que cada um explorasse sua resposta escrita. Isso possibilitou aos entrevistadores verificarem se a resposta estava dentro do que havia sido solicitado pela pergunta. Assim, na análise para este trabalho específico foram utilizadas as respostas escritas, com acréscimos de pequenos trechos das transcrições das entrevistas quando a escrita não estava clara. Foi observada a presença de cinco categorias, apresentadas a seguir.
RESULTADOS:
Após várias leituras e comparações de respostas, as contribuições formativas identificadas foram organizadas em cinco categorias: A- Aprender com trabalho em equipe (19% dos 16 sujeitos foram agrupados nesta categoria); B- Ajuda no domínio dos conceitos físicos e a ter segurança (31%); C- Compreensão do cotidiano escolar pela vivência (75%); D- Várias maneiras de ensinar (56%); E- Organização de trabalhos acadêmicos (6%). Observa-se que as contribuições mais citadas pelos bolsistas são C e D. A categoria C refere-se ao contato com a realidade escolar para aprender a “ser professor”, já que somente o estudo da teoria não é suficiente para que o licenciando compreenda o contexto da escola, como indica a fala de uma bolsista na entrevista: "(...) tendo contato com os alunos, a gente...sabe mais ou menos como lidar um pouquinho com eles e isso ajuda bastante a gente”. A categoria D refere-se ao contato com as diferentes estratégias metodológicas do projeto e alunos com formas de aprender diferencidas, o que é destacado pelos bolsistas como contribuições importantes para suas formações.
CONCLUSÃO:
Pode-se perceber que até o momento, as maiores contribuições para os bolsistas PIBID estão relacionadas ao contato com o ambiente escolar e as novas maneiras de ensinar, o que está diretamente relacionado ao trabalho efetivo do professor. Pode-se ressaltar que além destas, o trabalho em equipe, o melhor domínio dos conceitos Físicos e a segurança no ensinar são relatados como consequências positivas que a presença no PIBID tem gerado na formação dos bolsistas. Este ainda foi o primeiro ano do projeto na instituição, logo, de contato dos licenciandos com os alunos da educação básica. Dessa forma, espera-se que essas contribuições aumentem com o decorrer das atividades propostas. Acrescenta-se ainda que essa foi a primeira parte de análise da pesquisa em que foram utilizadas principalmente as respostas escritas das duas primeiras perguntas dos entrevistados. A análise das gravações em áudio e vídeo será fruto de trabalhos posteriores.
Palavras-chave: PIBID