Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
TRABALHANDO O CONCEITO DE JOGOS DE SINAIS COM ATIVIDADE LÚDICA
Laís Amanda de Santana Santos 1
Dyoledson Ferreira Carneiro 2
Aldenize Ruela Xavier 3
1. Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
2. Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
3. Profa. Mª./Orientadora – ICED/ Programa de Matemática – Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
INTRODUÇÃO:
O Projeto Clube de Matemática da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Campus de Santarém vem sendo desenvolvida em 4 escolas onde são trabalhadas várias atividades lúdicas com os alunos inclusive aulas de reforço. O clube desenvolve atividades para alunos de 5ª e 6ª série (nível I), de 7ª e 8ª série (nível II) e ensino médio (nível III) visando despertar o conhecimento dos alunos e o desempenho na disciplina de Matemática. O clube teve início em 2011 e durante este período desenvolvemos com os alunos várias atividades lúdicas entre elas a Corrida dos Carros aplicada nos níveis I e II. Esta atividade trabalha com raciocínio, agilidade e habilidade dos alunos em resolver operações que envolvam a adição, subtração, multiplicação e divisão com jogos de sinais de forma simples e ao mesmo tempo divertida.
METODOLOGIA:
Inicialmente pedimos para que cada um escolhesse sua dupla e o carro de corrida desejado, após este momento explicamos que o jogo continha 3 caixas e duas placas uma de sim e a outra de não, a caixa 1 teria números de 1 a 6 positivos a caixa 2 números de 1 a 6 negativos e a caixa 3 bolas de cores vermelha e branca. Desenhamos uma pista de corrida no quadro e sorteamos a dupla que daria início ao jogo. Cada dupla iria até a mesa onde estavam as caixas e as placas, enquanto um sorteava um número da caixa 1 o outro sorteava da caixa 2 e depois de tirados os números um deles iria sortear uma bola da caixa 3, se caso a dupla tirasse a bola branca eles teriam o livre arbítrio de escolher se aceita ou não a dada operação, agora se tirassem a bola vermelha teria que efetuar a operação sem escolha, se caso o resultado obtido fosse positivo a dupla andaria para frente o número de casas conforme o resultado, caso contrário, voltaria o número de casas conforme o resultado e assim por diante, ganharia a dupla que conseguisse chegar até o final da pista de corrida.
RESULTADOS:
Durante o jogo percebemos que os alunos mostraram-se bastante interessados, e quando foram questionados sobre a atividade, eles destacaram a importância dos jogos lúdicos para o ensino-aprendizagem nas aulas de Matemática, pois para eles o aproveitamento seria maior se o professor buscasse várias maneiras de se trabalhar a matemática do que aquela em que estão acostumados a vê.
È importante lembrar que, após o término do jogo os alunos tiveram o livre arbítrio para falar se houve um bom aproveitamento do assunto ou não, além de sugerirem alguns assuntos que poderiam ser trabalhados com a corrida dos carros, alguns até tiveram a espontaneidade de falar que através deste jogo eles tiraram todas as dúvidas possíveis que haviam tido em sala de aula e que agora estão bem esclarecidas. Com base nesses resultados, concluímos que grande parte dos alunos obteve um bom desenvolvimento e habilidade de resolver dadas operações relacionadas com jogos de sinais.
CONCLUSÃO:
O uso de jogos lúdicos no ensino da Matemática tem se mostrado um método que viabiliza o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa para o aluno. Além de valorizar as práticas pedagógicas em sala de aula e de contribuir na obtenção de conhecimentos dos alunos, também favorece um melhor rendimento escolar.
O ideal seria que o professor juntamente com os alunos elaborassem seus próprios jogos lúdicos e que também participassem ativamente no processo de construção. Através desta atividade, podemos aproveitar as ideias dos alunos na própria construção de seu material, verificar conhecimentos obtidos anteriormente e até mesmo os conhecimentos novos que ali surgem durante o processo, bem como podemos melhorar satisfatoriamente a afetividade entre os alunos da turma e à Matemática.
De fato, a motivação é peça fundamental para que possamos realizar de forma qualitativa e produtiva uma determinada tarefa. Com isso, em sala de aula, os professores, são convidados ao desafio de sempre inovar seus métodos utilizando mais a questão dos jogos lúdicos e até mesmo melhorando sua postura de educador.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Palavras-chave: Atividades lúdicas