Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
PROBLEMAS CAUSADOS PELA POLUIÇÃO SONORA: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SANTARÉM-PA
Raimunda Salvia Celestino da Cruz 1
Andreza Lisandra Lisboa 2
Cleonice Conceição Campos 2
Jackeline Natasha Rodrigues Rocha 2
Márcio José do Carmo Soares 3
Cláudia Silva de Castro 4
1. Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA/ICED/CPADC (Bolsista - PIBIC/UFOPA/CPADC)
2. E E E F M Júlia Gonçalves Passarinho/SEDUC-PA (Estudante)
3. E E E F M Júlia Gonçalves Passarinho/SEDUC-PA (Docente)
4. Profa. Msc./orientadora - Programa de Física Ambiental/ICED/UFOPA
INTRODUÇÃO:
Um dos problemas que afeta a população urbana advém da poluição sonora, o que resulta em consequências que vão desde os incômodos acústicos aos problemas de perda de audição. Assim, neste trabalho visamos investigar os efeitos que a poluição sonora causa nos profissionais da construção civil na cidade de Santarém-PA. Buscamos identificar sintomas que indicam as consequências da exposição ao excesso de ruídos, os incômodos causados para o desenvolvimento das atividades laborais, as principais fontes da poluição sonora, o conhecimento relativo aos efeitos da poluição sonora a saúde e as medidas de prevenção tomadas por esses trabalhadores.
METODOLOGIA:
Essa pesquisa fez parte da aplicação da proposta de Ensino Através de Temas – com o tema Física e Música e Poluição Sonora realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Júlia Gonçalves Passarinho, em Santarém-PA. Participaram da proposta estudantes de 2º ano do ensino médio. A proposta foi desenvolvida na disciplina Física, como parte da avaliação do 3º bimestre do ano letivo/2011, sob a orientação do professor regente da turma, bolsista PIBIC/EM e graduação, estagiárias e da pesquisadora da UFOPA. A turma foi divida em quatro grupos, e dentre eles o grupo responsável pelo subtema Poluição Sonora – aspectos sociais. Este grupo realizou um levantamento de problemas psicossociais relacionado ao subtema e identificou os grupos mais afetados pelos problemas. Foram definidos três grupos para aplicação de questionário: a) trabalhadores do comércio, mototaxistas e os trabalhadores da construção civil, sendo que dos dados obtidos com o último grupo foram utilizados para este trabalho. O questionário elaborado era composto por 10 questões que abordaram desde os conhecimentos e percepções de problemas decorrentes da poluição sonora, os efeitos e sintomas que afetam com maior frequência os investigados.
RESULTADOS:
Foram investigados 76 trabalhadores com idades entre 18 a 62, ambos do sexo masculino. Com 18% deles atuando a menos de um ano, 34% de dois a cinco anos e 46% a mais de cinco anos na profissão. Quando questionados se no local de trabalho existe algum tipo de barulho que interfere ou atrapalha nas atividades, 39% disseram que sim e 61% afirmaram que não ocorre esse tipo de problema. Na classificação do barulho no ambiente laboral, 12% classificaram como não-intenso, 55% como pouco intenso, 22% sendo intenso e 11% como muito intenso. Com relação a presença de sintomas relacionados à poluição sonora, 33% disseram sentir dor na cabeça, 32% insônia, 9% dores no ouvido, 29% dificuldades de concentração, 30% irritabilidade, 60% estresse, 11% perda da audição e 63% cansaço. Sobre o conhecimento que eles têm da poluição sonora, citaram como barulhos que incomodam, ruídos em excesso, mas 38% desconhecem. Do conhecimento sobre os problemas causados pela poluição sonora, 46% responderam que conhecem e citaram a surdez, dor na cabeça, irritação, dificuldades de concentração, perda auditiva, estresse, dores no ouvido, e outros 54% disseram que desconhecem esses problemas. Além disso, 38% disseram que se protegem com protetores auriculares, mas 62% não se previnem da poluição sonora.
CONCLUSÃO:
Constatamos nesta pesquisa, que todos os entrevistados apresentam sintomas que são relacionados aos danos causados pela exposição excessiva a poluição sonora, sobretudo perda da audição (11%). Identificamos que no que se refere às consequências da poluição sonora, a maioria não conhece esses problemas, e a maioria dos entrevistados (62%) não se previne no ambiente laboral. Dos dados obtidos podemos inferir que há a necessidade de intensificar os estudos dos efeitos da poluição sonora para a saúde dos trabalhadores da construção civil, bem como promover ações educativas para incentivar as medidas preventivas para esses profissionais.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Oeste do Pará
Palavras-chave: Ensino de Física