Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
MINIPROJETO APLICADO: BANCO DE RIEMANN
Janaína Imbiriba da Costa 1
Geiza Silva Rocha 1
Aldenize Ruela Xavier 2
Hugo Alex Carneiro Diniz 3
1. Instituto de Ciência da Educação, Programa de Matemática - UFOPA
2. Prof. Msc/Orientadora - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Matemática - UFOPA
3. Prof. Dr/Orientador- Instituto de Ciências da Educação, Programa de Matemática - UFOPA
INTRODUÇÃO:
O Banco de Riemann foi desenvolvido em 2011 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Álvares Cabral - Santarém PA, durante o turno vespertino no desenvolvimento das atividades dos Clubes de Matemática nos níveis I (6º e 7º ano), II (8º e 9º ano) e III (1º, 2º e 3º ano do ens. médio).
Através desse miniprojeto foram utilizadas ferramentas que nos ajudaram enfrentar desafios, comprovar e justificar resultados no que se refere a operações no conjunto dos números inteiros. O Banco atua nos moldes das instituições bancárias. É administrado pelo tutor e cada aluno tem sua conta para fazer movimentações financeiras. A aplicação realizada pelo aluno fica sujeita ao lucro e ao prejuízo.
O objetivo do Banco de Riemann é trabalhar com operações no conjunto dos números inteiros em diferentes contextos, além de proporcionar ao aluno a oportunidade de administrar o seu próprio capital. E ainda simular o funcionamento de uma "Instituição financeira" no interior da escola, onde cada aluno terá gerência sobre seus rendimentos e autonomia de investimentos.
METODOLOGIA:
Os alunos recebem o salário de acordo com o comparecimento às atividades do Clube. Ao final de cada mês foi efetuado o cálculo onde o salário inicial de C$ 100,00 sofre uma perda de C$ 10,00 por falta apresentada as reuniões do clube. Do salário deveria ser feito aplicações de no mínimo 50%, a critério do aluno em ações de: Poupança, Telefonia e Habitação. Na semana seguinte o tutor indicava os reajustes sofridos. Os alunos faziam o acompanhamento de seu pagamento juntamente com os monitores. Foram realizados campeonatos de jogos, onde os monitores ofereciam o abono extra aos alunos/equipes que desenvolviam com êxito determinado jogo, ou seja, os primeiros a terminar ou vencer a atividade proposta, recebiam o abono previamente estipulado pelo monitor. Aqueles que compareciam regularmente às atividades dispunham, além do salário integral oferecido, o benefício do abono conquistado nas competições.
Na semana posterior ao pagamento, os monitores apresentavam aos alunos as cotações relativas a seus investimentos, assim os alunos calcularam o lucro ou prejuízo oriundos de seu investimento anterior. Ao final desse processo o aluno dependendo do valor aplicado e do meio escolhido, poderia sair com um lucro ou prejuízo em seu saldo, havendo até momentos em que ambos eram observados.
RESULTADOS:
Os alunos perceberam no decorrer do funcionamento do Banco que, bem como na situação real, os investimentos realizados na poupança sempre lhes conferia determinado lucro ainda que não muito significativo. Assim, puderam-se trabalhar, em contexto com a realidade do aluno, conteúdos de Matemática, que em outras situações geralmente os alunos apresentam alguma dificuldade de compreensão. Observou-se uma dinâmica na fácil interação por parte dos alunos durante todo o processo de investimento de capital. Os alunos trabalharam cálculos percentuais, uma vez que para se obter o lucro ou prejuízo adquirido em determinada transação, é necessário utilizar a porcentagem, apresentada pelo professor, sobre o valor investido pelo aluno.
O cálculo com números inteiros pode ser observado pelos alunos principalmente durante as transações em que o saldo negativo era exposto aos investidores, caso em que havia prejuízo em algum investimento. Inicialmente alguns alunos apresentaram algumas dificuldades na execução dos cálculos exigidos pelo Banco. No entanto, no decorrer das atividades houve uma melhora significativa, uma vez que os cálculos se apresentavam de maneira mais natural.
CONCLUSÃO:
O desenvolvimento desta atividade permite ao aluno autonomia e administração do seu próprio dinheiro. Os alunos movimentaram o salário a eles investido de acordo com o comparecimento às atividades do Clube que são realizadas duas vezes por semana em cada nível. As faltas acarretavam aos alunos uma perda de dez cardanos (C$ 10,00) no salário mensal. Os alunos recebem bônus em cardanos, na realização das atividades propostas pelos monitores.
Com os resultados das práticas do Banco de Riemann, podemos destacar uma melhor compreensão das operações com números inteiros por parte dos alunos, assim como do significado da porcentagem. Nota-se que através de um trabalho diferenciado, instigamos os alunos a participarem das atividades, onde os mesmos reconhecem em diferentes situações - problemas: crédito, débito, acréscimo, decréscimo, soma, diferença. Ou seja, se a atividade for bem discutida, pode trazer grande auxílio para a compreensão das operações com números inteiros, visto que umas das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos é a generalização das regras de sinais, usada na multiplicação/divisão, nas operações de adição/subtração e porcentagem.
Palavras-chave: Banco de Riemann