Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AÇÕES EDUCATIVAS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA USANDO O TEMA ÁGUA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Carmen Lourdes Freitas dos Santos Jacaúna 1
Augusto Fachín Terán 2
1. Mestranda de Educação e Ensino de Ciências na Amazônia-UEA carmen.lfsj@gmail.com
2. PPGEEC - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Prof. Dr./Orientador: fachinteran@yahoo.com.br
INTRODUÇÃO:
Em Parintins-AM, a crescente expansão demográfica e a ocupação irregular dos terrenos que margeiam a cidade, propiciaram nas ultimas décadas um comprometimento na conservação dos ambientes aquíferos e consequentemente no abastecimento publico da água. Na perspectiva de ajudar a compreender a problemática da água em Parintins é que propomos a desenvolver esse trabalho, reconhecendo o potencial da escola como espaço de difusão de ideias capaz de atuar em defesa dos ambientes aquíferos. Para tanto, faz-se necessário investigar como as escolas localizadas próximo a esses ambientes, trabalham os conhecimentos curriculares sobre o tema água como princípio efetivador da Alfabetização Ecológica, propiciando possíveis alternativas para o incremento de ações em defesa do meio ambiente aquífero de Parintins. Ao trabalhar junto aos professores a possibilidade de tirar o estudante de sala de aula e permitir sua ida aos espaços não formais de aprendizagem, coloca-se os estudantes em contado direto com a natureza e abre-se a possibilidade de discutir sobre a proteção das lagoas, mananciais, o controle de esgotos não tratados, a importância da mata ciliar, a erosão do solo e assoreamento, as práticas agrícolas inadequadas, e o consumo consciente da água, dentre outras possibilidades.
METODOLOGIA:
Para por em prática o que nos propomos fazer, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, priorizando como metodologia uma sequência didática de cunho interdisciplinar. Como a sequência didática é um conjunto articulado de aulas e atividades diferenciadas, a partir delas foram analisadas a participação dos estudantes nas diferentes etapas e nos trabalhos individuais e coletivos. Para avaliar a eficácia da atividade, realizou-se a aplicação de questionário para os estudantes e entrevista semi estruturada para os professores do 5º ano do Ensino Fundamental com o intuito de identificar indícios de alfabetização ecológica nos estudantes a partir das atividades desenvolvidas na sequencia didática. O recorte da pesquisa compreendeu uma escola da cidade de Parintins, a Escola Estadual Professor Aderson de Menezes. A escolha da escola deu-se por estar localizada próxima a lagoa da Francesa que foi usada como espaços não formal de aprendizagem. A sequencia didática que teve como tema gerador a “água e vida no planeta” foi aplicado aos estudantes, tendo como tempo estimado oito aulas desenvolvidas nas diferentes áreas do conhecimento como: Ciências, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa.
RESULTADOS:
De acordo com a análise a avaliação das atividades realizadas na sequência didática, foi possível verificar indícios de Alfabetização Ecológica nos alunos pesquisados. A participação dos professores foi imprescindível, no decorrer da entrevista, os mesmos foram convidados a pensar na utilização dos ambientes aquáticos de Parintins como espaços não formais de aprendizagem para viabilizar uma Alfabetização Ecológica orientada para trabalhar os princípios básicos de ecologia como sugere Capra (2006), e com isso despertar nos estudantes um profundo respeito pela natureza, baseada na experiência e participação na construção de conceitos de poluição voltados ao tema água numa perspectiva de utilização consciente desse recurso. A partir do posicionamento dos professores e alunos, sobre a sequência didática realizada, verificamos diversas possibilidades de atividades que podem ser utilizadas para viabilizar a Alfabetização Ecológica nos estudantes, tornando-os aptos para questionar, conhecer, formular conceitos e propor alternativa para o incremento de ações em defesa do meio ambiente aquífero da cidade de Parintins.
CONCLUSÃO:
A mudança de comportamento sobre o uso de nossos recursos naturais deve ser uma das prioridades do sistema educativo. O tema água como elemento motivador na Alfabetização Ecológica é uma interessante prática que está ao alcance de todo professor preocupado pela problemática sobre o uso racional dos recursos hídricos e a saúde do homem. O trabalho colaborativo realizado, constatou que mesmo diante dos obstáculos presentes no dia a dia do professor de escola pública, mostra que fazer diferente é possível, desde que permeado pela compreensão do que se pretende atingir. Inovar, pelo simples fato de modificar a prática com base em uma receita indicada por outros, que provavelmente desconhecem o contexto no qual o trabalho foi desenvolvido, possivelmente não será solução para os problemas com os quais convivem os sujeitos que desejam por em pratica a Alfabetização Ecológica no município de Parintins. Porém, a busca pela interlocução entre teoria e prática permitirá um fazer inovador, despertando nos estudantes o respeito pela natureza, e consequentemente pelo homem, o que se justifica pela necessidade de mudança de nossas atitudes, com o intuito de encontrar soluções que possam colaborar para minimizar as problemática ambiental relacionada ao uso e cuidado com a água em Parintins.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Alfabetização Ecológica