Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
ANÁLISE COMPARATIVA DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS EM DOIS IGARAPÉS DO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ/PARÁ
Andreana Oliveira Ferreira 1
Angélica Leal de Souza 1
Dayanne Pinheiro Vieira 1
Elizandra Gonçalves de Souza 1
Rosany Lopes Martins 1
Domitila Pascoalloto 2
1. Graduando Biologia, UFPA, Oriximiná.
2. Profa. Dr. Orientadora / INPA
INTRODUÇÃO:
As contribuições das atividades humanas podem alterar aspectos da qualidade das águas comprometendo a vida aquática e restringindo os possíveis usos do recurso hídrico (Merten& Minella, 2002). A intensa atividade pecuária, com a criação de animais em confinamento, tais como bovinos, apresenta um risco potencial de contaminação para as águas da microbacia. Mesmo a criação extensiva de bovinos de corte e leite próximo a córregos ou rios muitas vezes motiva os represamentos da água para dessedentação dos animais. O processo de produção de farinha de mandioca é bem simples, quase que totalmente artesanal, localizando-se, em sua maioria, em pequenas propriedades rurais. No entanto produtores lançam o resíduo em corpos d'água ou em lagoas de decantação, pois oferecem baixo custo, o fato deve-se, também, à falta de conhecimento (Ferreira, 2006).
METODOLOGIA:
As amostras de água foram coletadas em dois Igarapés no ramal do Jatuarana, localizado na rodovia PA/254, município de Oriximiná. O primeiro ponto de coleta foi no Igarapé do Sitio Joana Darc, onde está instalada uma casa de farinha, nas proximidades do igarapé; nessa casa ocorre todo o processo de produção de farinha, desde o seu plantio até o produto final. O segundo ponto de coleta foi no igarapé da fazenda Jorginho, onde ocorre o desenvolvimento de atividade pecuarista nas margens do igarapé. As análises das variáveis físico-químicas foram realizadas em três pontos de coleta ao longo de um trecho de aproximadamente 10 m do percurso dos igarapés, in loco foram analisadas as variáveis: oxigênio dissolvido (medido com Oxímetro digital (Hanna), temperatura e pH - (determinado com o auxílio de pHmetro (Hanna), transparência (utilizando-se Disco de Secchi) e profundidade (determinada com auxilio de fita métrica). Para o transporte das amostras de água foram utilizadas garrafas de água mineral lacradas, que foram transportadas para o laboratório, onde foram analisadas as variáveis ferro, nitrito, fósforo, fosfato e magnésio, por meio de fotometria utilizando fotômetro marca HANNA.
RESULTADOS:
De acordo com os resultados obtidos, a profundidade nos dois igarapés variou entre 0,20m e 0,43m, com 100% de transparência em ambos. A temperatura variou entre 26°C e 28,2°C, com temperatura máxima de 28,2°C no ponto 1 da área de criação de gado, o que provavelmente esteve relacionado à falta de cobertura vegetal neste ponto da área. O pH variou entre 3,7 e 4,5, valores considerados fora do padrão estabelecido pela resolução (357/2005 do CONAMA (Brasil, 2005), para classe 2, sendo o menor encontrado no ponto 3 da atividade pecuarista, provavelmente pela maior presença de matéria orgânica. Os valores de ferro ficaram entre <0.01 e 0.27, nitrito entre 0.01 e 0.04, fósforo entre <0.01 e 0.1, estando todos estes dentro do padrão estabelecido, e o magnésio esteve abaixo do nível de detecção em ambos os pontos. Os valores de fosfato variaram entre <0.01 e 0.4, com maior valor encontrado no ponto 2 da área de produção de farinha, estimando-se que este valor seja devido ao fato da etapa de colocar a mandioca de molho e fermentar ser desenvolvida neste ponto. Por fim, em relação ao OD, foi verificado que apenas nos pontos da área de produção de farinha foram observados valores abaixo do estabelecido na resolução CONAMA 357/05.
CONCLUSÃO:
Pode-se verificar que as duas atividades apresentaram alterações nos níveis de pH, no entanto, apenas a área de fabricação de farinha apresentou valores de OD bem abaixo dos padrões, podendo esta atividade ser considerada, neste estudo, como mais impactante que a atividade da pecuária, porem não apresentou um nível elevado de risco ao ambiente.
Palavras-chave: Atividades antrópicas