Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
CULTURA E ARTE SURDA: INCLUIR E EDUCAR ALUNOS SURDOS PARA A CIDADANIA
Janaina Ribeiro da Silva 1
Carlos José de Melo Moreira 1
1. Acadêmica-Instituto Ciências da Educação/UFOPA
2. Prof. Msc./Orientador – Instituto de Ciências da Educação/UFOPA
INTRODUÇÃO:
O surdo na sociedade, muitas das vezes, é desprovido dos seus direitos sociais, culturais e educacionais. Nesta pesquisa buscamos ressaltar a importância da “Cultura e da Arte Surda” como uma ferramenta que auxiliaria no desenvolvimento da cultura, da identidade e da cidadania surda. Enfatizamos a concepção que os alunos e os professores possuem sobre as relações existentes entre a cultura, a arte, a inclusão e a cidadania, tendo como relevância o desenvolvimento social e cultural de cada aluno surdo trabalhando de forma prazerosa e criativa as potencialidades de cada um. Partimos da concepção de que o processo de inclusão sugere que haja formação e aceitação da diversidade, e que permita o acesso a todas as oportunidades, logo, a cultura e a arte é um fator considerável nesse contexto. O aluno surdo a partir do contato com a “cultura e a arte surda” é desafiado a criar e a expressar seu imaginário exercendo uma linguagem artística que poderá facilitar a divulgação de sua história, suas crenças e trabalhando também a interpretação dos acontecimentos do cotidiano. Assim, o conhecimento da cultura e da arte surda pode auxiliar a integração do surdo em sua identidade e cidadania.
METODOLOGIA:
Fez-se necessário nesta pesquisa a utilização de questionários abertos aplicados para professores, gestores e alunos surdos de uma determinada escola pública de Santarém/PA, a qual oferece atendimento especializado para alunos com necessidades educativas especiais, mais especificamente a surdez. Foram entrevistados um gestor, dois professores da sala de recursos, sendo um surdo e outro ouvinte, e quatro alunos surdos. No entanto, para a análise dos dados e fundamentação teórica buscamos respaldo nos estudos de, Strobel (1998, 2009); Quadros (2009, 2010, 2011); Fernandes (2010); Skliar (2009, 1998); Cury (1999, 2005); Montoan (1997, 2005) dentre outros que pesquisam sobre surdez, cultura surda, inclusão e a igualdade perante a lei.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que tanto os professores quanto os gestores vêem a escola como inclusiva e consideram o ensino da cultura e da arte surda como instrumento para alcançar a inclusão escolar e social com aprendizagem de qualidade. Notou-se nas respostas dificuldades em se ter um trabalho específico com a cultura e a arte surda com os alunos. Disseram que para se trabalhar especificamente a cultura e a arte surda, o movimento de inclusão dos surdos no mundo, no Brasil, no Estado do Pará e especificamente em Santarém ainda precisam se fortalecer muito em suas associações e grupos de identidades surdas. Trabalha-se a cultura e a arte de uma forma geral nesta escola. É mais uma introdução a vivencia da arte. Notou-se, também, que apesar de se falar da importância do conhecimento artístico para o aluno surdo, essa questão ainda precisa ser refletida com mais profundidade, pois estes alunos ainda não possuem uma visão clara de como a arte pode contribuir para a construção e a divulgação de sua identidade cultural surda. Portanto, a vivência da cultura e a arte surda na escola podem contribuir muito com a cidadania e a inclusão destes sujeitos, uma vez que eles fazem parte deste tecido sócio-político-cultural, reconhecido por lei federal.
CONCLUSÃO:
Com base nos resultados analisados, podemos constatar que a escola considera o ensino da arte direcionado à inclusão como um fator significativo no processo de desenvolvimento do aluno surdo. Percebeu-se que apesar dos professores reconhecerem a cultura e a arte surda e sua importância para o aluno surdo terem estes conhecimentos, esse entendimento não é constituído objetivando a criar no aluno sua própria identidade e um olhar provocativo em relação ao pensar sobre o que se pode fazer a partir do conhecimento do mundo artístico, visto que os alunos entrevistados não compreendem bem o verdadeiro sentido da arte na escola. Uma vez que o que é transmitido para eles, muitas das vezes, é apenas o fazer pelo fazer, sem questionar o que isso pode influenciar em sua vivência política e social. Portanto, o conhecimento cultural e artístico é importante para o desenvolvimento educacional inclusivo dos alunos surdos, visto que esse aprendizado estimula a expressão por meio de elementos visuais, o que é significativo na construção de suas identidades, tornando-os grupos minoritários respeitados em seus direitos frente a uma sociedade e cultura ouvinte, totalmente diferente da sua cultura surda.
Palavras-chave: Cultura Surda