Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DAS ÁGUAS DE POÇO PARA CONSUMO HUMANO DO BAIRRO SÃO JOSÉ OPERÁRIO NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ/PARÁ
Maria Lucia Harada 1
Waldilene Silva de Sena 2, 3
Ana Carolina da Silva Lobato 4
Benedito Wagner Santos do Nascimento 4
Lucas Biá Viana 4
Rodrigo de Sena Barreto 4
1. Profa. Dra. / Orientadora – Instituto de Ciências Biológicas/ ICB – UFPA
2. Acadêmica do Curso Ciências Biológicas - UFPA
3. Monitora do Programa de Ação Interdisciplinar/ PAI - UFPA
4. Voluntário(a) – Programa de Ação Interdisciplinar/ PAI - UFPA
INTRODUÇÃO:
As águas superficiais podem ser uma fonte potencialmente poluidora para água subterrânea. Todo lixo produzido pode vir a contaminar a água subterrânea se não for devidamente tratado (Águas Subterrâneas: Conhecer para conservar, 2008).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “todas as pessoas, em qualquer estágio de desenvolvimento e condições socioeconômicas têm direito de ter acesso a um suprimento adequado de água potável e seguro”.
Dentre os tipos de organismos patogênicos, estão os coliformes fecais, que possuem origem humana ou animal. O principal bioindicador de contaminação fecal é a bactéria Escherichia Coli, presente em grande quantidade no trato gastrointestinal de humanos e outros animais (MASCARENHAS et al. Apud PRESCOTT, 1996).
De acordo com o Ministério da Saúde, o padrão microbiológico de potabilidade da água para consumo humano, deve ser de total ausência de Escherichia Coli, em 100ml de amostra de água. Com o exposto, o presente trabalho focaliza condições higiênicas, econômicas e sociais dos moradores do bairro São José Operário, no município de Oriximiná-Pará.
METODOLOGIA:
Oriximiná está localizado no Pará, é rico em recurso hídrico e possui uma população estimada em 53.999 habitantes (IBGE, 2006). Para atender a demanda populacional foram construídos poços artesianos, tornando necessário o monitoramento da água desses poços para avaliar sua qualidade. O PAI (Programa de Ação Interdisciplinar) vinculado ao curso de Biologia Regular da UFPA viabiliza oportunidade aos alunos das escolas públicas participarem da realização de projetos de iniciação científica, orientados por professores da UFPA sob monitoria de acadêmicos do curso de Biologia Regular. O presente trabalho iniciou em março de 2010 e finalizou em julho de 2011. A primeira ação foi aplicação de duzentos questionários socioeconômicos na área em estudo para fins comparativos relativos à qualidade de vida dos moradores. Em seguida, foram coletadas amostras de água de vinte residências, sendo que, em cada residência foram realizadas duas coletas, uma da torneira e outra da geladeira. É importante salientar que também foram coletas amostras de água subterrânea na área de estudo. As amostras de água foram encaminhadas ao laboratório para serem analisadas através do método de Fermentação em Tubos Múltiplos que determina o Número Mais Provável em Coliformes em 100mL de água.
RESULTADOS:
No que tange condições higiênicas e sanitárias, 66% das famílias entrevistadas ainda utilizam fossa seca para armazenar seus rejeitos orgânicos, enquanto que 34% já utilizam fossa séptica como meio de eliminar os dejetos. Referente ao reservatório de armazenamento de água, 65% dos entrevistados não possuem reservatório de água e 35% possuem, mas desse percentual, apenas 29% realiza limpeza diária do reservatório, o restante, ou é semanal ou é mensal. Quanto ao tratamento da água a ser consumida, 38% ainda consomem sem nenhum tratamento, 30% utiliza hipoclorito, o restante ferve ou filtra. Quanto à renda socioeconômica, 50% das famílias entrevistadas, sobrevivem sem nenhuma renda, enquanto que os demais ganham entre um a quatro salários mínimos. Das amostras coletadas da torneira, 58% foram positivas para Coliformes Totais, e em 42% o resultado foi negativo; para Coliformes Termotolerantes, 62% foram negativos e 38% positivo. Das amostras coletadas da geladeira, 85% apresentaram positividade, e 15% foram negativas para Coliformes Totais; enquanto 63% foram positivos para Coliformes Termotolerantes, e 37% negativos.
CONCLUSÃO:
Com base nos resultados obtidos, é possível perceber a carência de informações relativas às condições higiênicas e sanitárias, bem como os cuidados que se deve ter com a água antes de consumir e não menos importante o acondicionamento adequado da mesma. Referente às análises microbiológicas, percebe-se que das amostras coletadas de torneira, para o grupo Coliforme Total, a diferença entre positivo e negativo é mínima. No entanto, para o grupo Coliforme Termotolerante, a diferença é significativa. Das amostras coletadas da geladeira, tanto para Coliformes Totais, quanto para Coliformes Termotolerantes, as diferenças são bem significativas. O resultado sugere uma má conservação da água acondicionada na geladeira, podendo ser resultado do processo de limpeza deficiente dos frascos e/ou limpeza de outros itens também acondicionados na geladeira possibilitando a contaminação do ambiente refrigerado, como frutas, verduras, carnes e outros, como também a carência de higiene pessoal, tornando-se necessário mais ações de educação em saúde.
Palavras-chave: Água