Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
CONSTRUÇÃO DE DESTILADORES DE ÓLEOS ESSENCIAIS (OE) COM MATERIAIS DE FÁCIL AQUISIÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DE PRÁTICA EDUCACIONAL
Leomara Andrade da Silva 1
Adrielle Nara Serra Bezerra 1
Rosa Helena Veras Mourão 1,2
Ricardo Bezerra de Oliveira 1,2
1. Laboratório de Bioprospecção e Biologia Experimental – UFOPA
2. Prof. Dr./orientador - Laboratório de Bioprospecção e Biologia experimental – UFOPA
INTRODUÇÃO:
Alunos quando são estimulados a desenvolver práticas diferenciadas com a utilização de materiais diferentes, mostram-se ainda mais curiosos e demonstram interesse com a possibilidade de encontrar novidades e formar ideias (ZANON & FREITAS 2007). A ação de investigar permite a aproximação do que é novo e desconhecido, através da compreensão, reformulação e transformação das teorias científicas. (VASCONCELLOS & CORRÊA 2002). Os alunos não podem ser só receptores de informações, é necessária uma ação efetiva abrangendo suas experiências, seu cotidiano, suas expectativas e seus ideais tornando-os mais conhecedores do meio científico, caracterizando indivíduos com postura crítica buscando sempre aprender ao longo de sua vida (SANTOS 2011). Partindo dessa premissa, deve-se construir novos modos de pensamento, com troca e reciprocidade de informação, como moldado para este trabalho a partir da temática de OE, que apresenta diversas funções no vegetal, dentre outras funcionalidades que estão associados na sobrevivência da planta (SIANI et al. 2000). Com essa temática, o objetivo deste trabalho foi introduzir uma prática pedagógica sobre a extração de OE de plantas aromáticas, bem como a construção de destiladores com materiais alternativos ou fácil aquisição.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido no período de março a dezembro de 2011, em parceria com a escola SEIHB, Santarém - PA. Inicialmente foi apresentada a proposta à instituição e a professora responsável pela disciplina, e logo depois aos alunos do 9º ano. Foram realizados na escola aulas expositivas-práticas onde foram abordados conceitos, técnicas e usos de OE. O projeto envolvendo técnica interdisciplinar nas aulas foi trabalhado de modo a agregar os conteúdos das disciplinas escolares, contando também com uma visita ao Laboratório de Bioprospecção e Biologia Experimental (LabBBEx) da UFOPA. O modelo de um destilador confeccionado com materiais alternativos foi utilizado como base para novas criações por parte da turma. Os alunos ainda foram alertados aos riscos de acidentes, por isso, planejamentos e construções foram realizados com supervisão de um responsável. Formaram-se três equipes para confecção de seus destiladores, e para o teste de funcionamento do destilador, os alunos já utilizavam material vegetal aromático. Durante as aulas programadas, os grupos produziram e testaram seus destiladores criando seus protocolos e obtendo seus produtos. Finalizado o projeto, as equipes expuseram o que foi aprendido e apresentaram seus destiladores na feira da ciência e cultura da escola.
RESULTADOS:
Sendo o projeto, um trabalho interdisciplinar, a turma já obteve desde as aulas iniciais uma relação do conteúdo principal com os demais conteúdos curriculares. Os alunos receberam instruções, mas também adicionaram as suas ideias, o que mostrou o diferencial na concretização do projeto. Todas as três equipes conseguiram confeccionar os seus respectivos destiladores de OE, porém somente duas equipes produziram destiladores funcionais. As duas equipes que conseguiram construir e promover o funcionamento tiveram muitos problemas em relação ao vazamento de vapor quando testado o destilador, mas insistentemente entenderam e corrigiram os erros e obtiveram sucesso, com a construção de seus destiladores e obtenção de OE, realizados na escola e no laboratório da universidade. A disciplina de Ciências é uma precursora de oportunidades para novas descobertas, formando alunos decisivos, capazes de serem fundamentalistas em suas decisões, sempre baseado em algum conhecimento (BIZZO, 1988). E de acordo com SOUZA & CARVALHO (2007), a técnica de destilação a partir de materiais alternativos pode ser bastante aproveitada, pois abrange a obtenção do óleo essencial e a sua aplicabilidade, deixando livre a desenvoltura do trabalho através do professor.
CONCLUSÃO:
A partir do projeto, as aulas foram mais interativas e a participação dos alunos foi diferencialmente notada, pois ao permitir que cada aluno pudesse ser um pouco cientista, designava-o como parte do processo de ensino e aprendizagem, na qual as possibilidades não advinham mais somente do professor. De acordo com a temática sugerida, principalmente na disciplina de Ciências, o aprendizado foi alcançado pelos alunos, pois eles tornaram-se hábeis a compartilhar o conhecimento adquirido com outras pessoas ao apresentarem seu modelo e ao discutirem suas ideias, em sala de aula com os colegas e o professor. Além disso, com as metodologias aplicadas, oportunizou-se o desenvolvimento da criatividade e um contato com o meio científico no qual os alunos desenvolveram suas próprias engenharias e adquiriram novas experiências. Desta forma, verificamos que é importante a realização de mais parcerias com escolas e as escolas com instituições, possibilitando troca de conhecimentos entre alunos e futuros professores e/ou pesquisadores.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq / Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.
Palavras-chave: Óleos essenciais