Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
MARXLLUTE (Marxismo, Lazer, Lúdico, Teatro e Educação) NOS BAIRROS DE PARINTINS/AM
MANOEL JOAQUIM RAMOS NETO 1
CLAUDIA CARNEVSKIS BELLAN 1
ELIZANDRA GARCIA DA SILVA 2
FRANCINARA DOS SANTOS DE SOUZA 3
1. PROFº ICESZ – UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
2. PROFª DOUTORANDA PPGE/UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
3. ACADÊMICA ICESZ – UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INTRODUÇÃO:
O objetivo do Projeto de extensão “MARXLLUTE (Marxismo, Lazer, Lúdico, Teatro e Educação) NOS BAIRROS DE PARINTINS” consiste no trabalho com a práxis dessas categorias com as crianças dos Bairros da Cidade de Parintins. O problema empírico desse Projeto é a falta de políticas públicas de lazer na Cidade de Parintins, que, em diálogo com as referências, foi possível constatar nos trabalhos acadêmicos da disciplina de Educação Física e Lazer, ministrada no ano de 2010, na Universidade Federal do Amazonas. A hipótese elencada é que esse Projeto poderia contribuir para a visibilidade desse problema, bem como em sua síntese objeta proposições legais para a formulação de uma política pública para o lazer da Comunidade de Parintins/AM. A concretude de nosso problema justifica a práxis de tal Projeto como função da Universidade pública, pautada no tripé do ensino, pesquisa e extensão, e com referência na Comunidade em que se insere
METODOLOGIA:
A partir das respostas de nossa pesquisa de 2010, que não havia práticas de lazer nos Bairros da Cidade pois não há essa política pública, retomamos os contatos com as escolas dos Bairros para falar acerca da idéia do Projeto e solicitar os termos de aceite da comunidade. Fomos prontamente recebidos, inclusive com disposição das escolas, que nos cederam espaço e auxiliaram na divulgação e colaboração geral com a execução desses eventos. O presente Projeto foi oferecido a aproximadamente 800 crianças. Os eventos foram realizados aos sábados à tarde, com duração de 4 horas, em que foram trabalhadas atividades lúdicas, brincadeiras, dinâmicas de Grupo, Pintura Facial, revistas em quadrinhos e Ginástica circense. Para a realização das mesmas, além dos acadêmicos do PACE, contamos com os acadêmicos da disciplina de Educação Física e Lazer, que participaram, mediante horas. Ao final da tarde as crianças eram reunidas, os acadêmicos serviam o lanche, doado pela escola ou comunidade, teciam avaliação oral do evento e eram transportadas com o ônibus da Prefeitura Municipal até suas casas. O relatório final foi elaborado em conjunto com os discentes e coordenadores, a partir das avaliações coletivas realizadas ao final de cada evento com os comunitários presentes.
RESULTADOS:
o referente Projeto de Extensão alcançou o objetivo de levar as práticas de atividades lúdicas, brincadeiras, dinâmicas de Grupo, Pintura Facial, revistas em quadrinhos e Ginástica circense para as 800 crianças dos Bairros da cidade de Parintins, AM. Fomentou ainda, junto a Comunidade Escolar e Comunidade em geral, a discussão da necessidade de uma política pública de lazer efetiva para a cidade, que se estenda a toda a população, assim como elencaram ainda a necessidade da construção de espaços específicos para essas atividades.
CONCLUSÃO:
O PACE MARXLLUTE levou aos Bairros de Parintins espaços de lazer que poderiam estar consolidados dentro de uma política municipal. As políticas públicas de Lazer são direito de todo cidadão, compreendido na Constituição Federal como condição básica e direito da população, sendo dever do Estado proporcionar ambientes favoráveis e de qualidade para esta manifestação, o que não é a realidade concreta de nossa Cidade. Portanto, é dever do poder público proporcionar locais apropriados tais como: centros culturais e esportivos, parques públicos, clubes recreativos, entre outros, porém, o lazer da população não pode se restringir apenas a esses ambientes, uma vez que essa idéia é gerada como meio de controle da população no sistema capitalista. Para além da existência desses locais é importante que as decisões aconteçam coletivamente, contando com a participação efetiva de todos, pois assim, seria uma possibilidade de que toda população pudesse participar nas decisões, constituindo-se uma articulação entre democracia direta e democracia representativa, buscando a participação popular na gestão do público, assim como foi na consulta a Comunidade realizada por esse PACE. Sendo assim, cabe a nós professores e acadêmicos e acadêmicas de Educação Física da Universidade, incentivar e lutar coletivamente com a população para que estes direitos sejam colocados em prática e que o lazer esteja presente e ao alcance de todos, por meio de políticas públicas.
Palavras-chave: Políticas Públicas