Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
O MATERIAL DOURADO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO
Raissa Leite de Oliveira 1
Aldenize Xavier Ruela 2
1. Instituto de ciência da Educação(ICED) - UFOPA
2. Profa.Msc/Orientadora - Instituto de Ciência da Educação (ICED) - UFOPA
INTRODUÇÃO:
O “Material Dourado” foi criado por Maria Montessori (1870-1952), primeira mulher na Itália a formar-se em medicina. Quando encarregada da educação de crianças com deficiências, verificou que elas aprendiam mais pela ação do que pelo pensamento. Desenvolveu, então, um método e material apropriado de ensino. Sua experiência foi muito bem-sucedida e Montessori concluiu que método semelhante poderia ter êxito com crianças normais.
O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais.
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. O material dourado acaba contribuindo para um aprendizado mais eficaz onde a situação muda: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado com procedimentos feitos na escola, foi usado o material dourado, esse material,é constituído por:cubinhos de madeira,1unidade, barra 10 unidades, placa 100 unidades e o cubo 1000 unidades, observa-se que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos, onde baseiam-se em regras do nosso sistema de numeração. O trabalho desenvolvido com os alunos de 6º e 7º ano buscou proporcionar oportunidades para que o aluno desenvolvesse seus conhecimentos matemáticos. Foi aplicado um Jogo usando este material que se chama - Ganhando um bloco.
Para este jogo são necessários: material multibase (qualquer base) que constituirá o banco e um dado. Podem participar do jogo dois ou mais alunos.Regras: Em cada rodada os alunos lançam o dado e pegam do banco tantas unidades quanto indica o número na face superior do dado. Os jogadores fazem a troca: unidades por barras, barras por placas e placas por cubo.Vence o primeiro que tenha conseguido um cubo.E o aluno responde algumas perguntas como: – Qual é o menor número de lances necessários para ganhar uma barra? E uma placa? E um cubo? – Qual é o maior número de lances necessários para ganhar uma barra? E uma placa? E um cubo?. Assim o aluno aprende sem medo de errar.
RESULTADOS:
A atividade como por exemplo o jogo de dados no material dourado mostra-se eficaz. É notado nos alunos um significativo avanço na aprendizagem, e assim podem ser exploradas as mais inúmeras possibilidades deste notável recurso didático.No trabalho com esse material a concentração é um fator importante. As tarefas são precedidas por uma intensa preparação, e, quando terminam, a criança se solta, feliz com sua concentração, comunicando-se então com seus semelhantes, num processo de socialização. Quando a criança quer escolher a atividade para ser feita na sala de aula, cria-se um aspecto fundamental para que exista a concentração e para que a atividade seja formadora e imaginativa. Essa escolha se realiza com ordem, disciplina e com um relativo silêncio em consideração à perturbação dos professores. O silêncio também desempenha papel i¬¬¬mportante. A criança fala quando o trabalho assim o exige, a professora não precisa falar alto. Pés e mãos tem grande destaque nos exercícios sensoriais (não se restringem apenas aos sentidos), fornecendo oportunidade às crianças de manipular os objetos, sendo que a coordenação se desenvolve com o manuseio dos citados instrumentos.O método Montessorimeche não somente com a intelectualidade, mas também com os componentes intelectuais
CONCLUSÃO:
Durante a realização deste trabalho em um primeiro momento realizou-se uma pesquisa e consequentemente a seleção desse jogo. Durante a aplicação das atividades foi possível constatar a grande aceitação que o jogo junto aos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental, acredita-se que os mesmos podem ter contribuído para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva a exploração de jogos no contexto educativo das aulas de matemática apresenta-se como um dos caminhos para o desenvolvimento do saber matemático do aluno, com as atividades que foram desenvolvidas foi possível observar o desenvolvimento do conhecimento matemático durante o período de aplicação. O aprendizado tornou-se mais significativo com o uso de um material concreto, assim o atraso de aprendizagem que os alunos de 6º e 7º ano apresentavam pode ser corrigida em boa parte um bom exemplo é o desenvolvimento do cálculo mental do aluno. Contudo as atividades desenvolvidas com os alunos da sala de podem ser consideradas que o aprendizado ocorreu de forma mais prazerosa desenvolvendo a autonomia dos alunos no sentido de uma formação na cidadania onde a proposta de desenvolver o conhecimento sobre a matemática e outras habilidades satisfez a proposta das atividades desenvolvidas.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de nivel superior
Palavras-chave: Aprendizagem