Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO-INFORMATIVO VISANDO À PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS PRESENTES EM LIXOS E ENTULHOS DE TERRENOS BALDIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM, PARÁ
Patrícia Mileane Santos de Almeida 1,4
Mayara Duarte da Silva 2,4
Fábio Marques Aprile 3,4
Joacir Stolarz Oliveira 4,4
1. Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.
2. Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.
3. Prof. Dr./Orientador - Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.
4. Prof. Dr./Co-Orientador - Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.
INTRODUÇÃO:
O depósito irregular de lixo é um dos principais problemas enfrentados pela população nas grandes cidades, pois o descarte inadequado dos resíduos pode trazer uma série de problemas para a população. A falta de políticas públicas voltadas para a coleta seletiva do lixo é ineficiente, dessa forma a população recorre aos terrenos baldios, margens das ruas, córregos e rios para descartar os mais diversos tipos de lixo, por exemplo, restos de construção, madeira, lixo eletrônico, lixo doméstico, e etc. O terreno baldio é um problema ambiental pelo fato de que esse tipo de terreno, sem os devidos cuidados de limpeza com presença de vegetação é um local onde podem estar presentes insetos, roedores e animais peçonhentos, tornando-os um problema de saúde pública e ambiental, O presente trabalho teve como objetivo desenvolver material didático-informativo voltado à orientação do público-alvo, constituído por alunos da rede pública de ensino e da população em geral de Santarém, quanto às ações preventivas de acidentes em humanos provocados por animais peçonhentos como aranhas, escorpiões, serpentes e lacraias de comum ocorrência em lixos e entulhos.
METODOLOGIA:
A metodologia constou de atividades de campo e do trabalho de confecção de material didático-informativo. Em campo foram realizadas visitas aos bairros Salé, Laguinho, Fátima, Aldeia e Centro, todos na cidade de Santarém. Nestes foram feitos levantamentos dos locais utilizados pela população como depósito irregular de lixo por meio da aquisição de imagens fotográficas. Os locais considerados mais problemáticos, devido ao maior acúmulo de lixo, foram selecionados para a coleta de exemplares de animais peçonhentos e a obtenção de imagens.
RESULTADOS:
Após análise em laboratório dos animais coletados e do processamento de imagens foi elaborado o seguinte material didático-informativo: 1) um folder; 2) um banner; e 3) uma apresentação em PowerPoint. Todo este material, a ser distribuído ao público-alvo, tratou da temática de animais peçonhentos associados a lixo visando à prevenção de acidentes. Também estão previstas ações direta de extensão mediante a realização de campanhas de divulgação e ação direta através de palestras, oficinas e mostras em escolas e no centro comercial da Região Metropolitana de Santarém.
CONCLUSÃO:
O tema abordado é um problema real e bem presente na região Amazônica, em especial na região Oeste do Pará, em vista do elevado número de acidentes causados por animais peçonhentos. Dessa forma, torna-se necessária a realização de práticas de educação ambiental, para ampliar a conscientização da população quanto à importância de se evitar o acúmulo de lixo e entulhos em terrenos e calçadas e consequentemente evitando que esses locais se tornem propícios para abrigar animais peçonhentos. Para resolver o problema do lixo/entulho é preciso organizar um sistema de coleta eficiente, minimizando o problema da deposição clandestina.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Palavras-chave: Lixo