Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS ANIMAIS PEÇONHENTOS DE OCORRÊNCIA EM LIXOS E ENTULHOS DA CIDADE DE SANTARÉM-PA
Mayara Duarte da Silva 1,4
Patrícia Mileane Santos de Almeida 2,4
Joacir Stolarz de Oliveira 3,4
Fábio Marques Aprile 4,4
1. Instituto de Ciências de Educação, Linc. Plena em Ciências Biológicas - UFOPA
2. Instituto de Ciências de Educação, Linc. Plena em Ciências Biológicas - UFOPA
3. Prof. Dr. / Orientador – Instituto de Ciências de Educação, UFOPA
4. Prof. Dr. / Co-orientador – Instituto de Ciências de Educação, UFOPA
INTRODUÇÃO:
A geração de lixo devido às diversas atividades humanas nos grandes centros urbanos é um problema constante na atualidade. O mesmo ocorre com cidades de menor porte localizadas no interior do Brasil, onde, devido à falta de infra-estrutura, é comum encontrar lixos, entulhos e resíduos jogados nas ruas e em terrenos baldios. Esses resíduos sólidos urbanos ocupam papel estratégico na estrutura epidemiológica de uma comunidade, pois acabam gerando um ambiente propício à proliferação de vetores de doenças e o aparecimento de animais venenos ou peçonhentos. Para a proposição de ações mitigadoras visando a não-proliferação desses animais vetores de doenças e a prevenção de acidentes (picadas, ferroadas, mordidas), foi de grande importância a realização do levantamento e o registro dos locais propícios para o aparecimento de tais animais e focos de doenças. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo o levantamento dos principais animais peçonhentos de ocorrência em lixos e entulhos da cidade de Santarém-PA.
METODOLOGIA:
A área de estudo fica localizada na região metropolitana de Santarém, Pará. Abrangendo o total de 05 bairros, são eles: Salé, Laguinho, Fátima, Aldeia, e Centro. A metodologia constou na realização de incursões e coletas periódicas nos bairros supracitados durante os meses de Abril a Agosto de 2011. A captura e coleta dos espécimes foram feitas com auxilio de pinças, puçás e redes. Após as coletas os animais foram levados ao Laboratório de Ensino da Faculdade de Biologia da Universidade Federal do Oeste do Pará, campus Tapajós, onde foram fotografados com auxílio de um microscópio esteroscópio, com resolução 4x. Por conseguinte, esses espécimes foram fixados em solução alcoólica 70% para conservação e posterior utilização em palestras ou oficinas didáticas em escolas da rede pública dessa cidade.
RESULTADOS:
Foi registrado o número total de 47 pontos de depósito de lixo, incluindo terrenos fechados, abertos e margens de ruas com deposição de entulhos, mas desses apenas 9 foram utilizados como pontos de coleta considerados como mais problemáticos e, portanto, com maiores chances de presença desses animais. Foram contabilizados 50 espécimes, sendo também inclusos nesse total os animais relatados em entrevistas informais com a circunvizinhança (3 escorpiões e 2 serpentes). O registro fotográfico dos espécimes coletados foi utilizado para a confecção de materiais didático-informativos como folders e baners, que serão utilizados durante palestras e oficinas aplicadas nas escolas públicas de ensino fundamental e médio.
CONCLUSÃO:
De acordo com os dados obtidos, pode-se concluir que os bairros Salé, Laguinho, Fátima, Aldeia e Centro apresentam indicadores preocupantes de terrenos baldios com presença de lixo. Esse fato nos leva a inferir que há riscos de acidentes com animais peçonhentos pela população Santarena devido à presença desses animais que encontram ambientes propícios para sua proliferação. O presente trabalho tem grande importância, pois contribui para a qualidade de vida da população mobilizando os próprios cidadãos na aquisição de conhecimentos necessários à saúde e bem-estar.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Resíduos sólidos