Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
PERFIL DE ALIMENTAÇÃO ASSOCIADA AO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) EM PARTICIPANTES DA 2º FEIRA DE CIENCIAS DO PROGRAMA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR, ORIXIMINÁ/PARÁ.
Maria Eliana dos Anjos do Lago 1
Ângela Maria dos Santos Brito 1
Domingos Luiz Wanderley Picanço Diniz 2
Siany da Silva Liberal 3
1. Acadêmica do Curso de Bac. e Lic. Em Ciências Biológicas- UFPA, Oriximiná/PA
2. Diretor do Campus de Oriximiná- UFOPA
3. Profa. Dra./Orientadora - Campus de Oriximiná/UFOPA
INTRODUÇÃO:
Atualmente, muitas doenças têm se originado a partir de maus hábitos alimentares. A qualidade de vida também está ligada não só ao consumo de alimentos, e sim na qualidade deste consumo. Nos dois extremos temos a desnutrição (insuficiente consumo de nutrientes) e a obesidade (excesso de nutrientes), esta pode ser agravada pela falta de atividade física regular ou sedentarismo, que representa o fator de maior impacto no surgimento de doenças crônico-degenerativas, como hipertensão, diabetes, osteoporose e cardiopatia. No presente estudo investigamos o perfil de alimentação de participantes da 2ª Feira de Ciências do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI), Oriximiná/Pará, associando-o ao índice de massa corporal (IMC - Indice de Massa Corpórea, cujo resultado é obtido dividindo-se o peso em quilogramas, pela estatura ao quadrado, em metros), e ao diâmetro abdominal destes indivíduos.
METODOLOGIA:
Neste estudo foram avaliados setenta e quatro (74) indivíduos que visitaram o estande de Aferição e Saúde, divididos em quatro faixas etárias: Até 14 anos (vinte e três visitantes), até 18 anos (onze), até 25 anos (dezesseis) e maior que 25 anos (vinte e quatro). O método utilizado foi antropométrico, com base na medição das variações físicas. É aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional. Esse método tem como vantagens ser barato, simples, de fácil aplicação e padronização, além de pouco invasivo. Outro parâmetro utilizado com objetivo de complementar o diagnóstico nutricional, é a relação cintura/quadril - RCQ, este indicador afere a localização da gordura corporal. Em adultos, o padrão de distribuição do tecido adiposo tem relação direta com o risco de morbi-mortalidade.
Foram aferidos o peso e a estatura, para o cálculo do IMC e perímetro abdominal. Para tanto, utilizamos balança antropométrica e fita métrica. Todos os participantes e/ou seus responsáveis, objetos da pesquisa assinaram o termo de consentimento “livre e esclarecido”. Após as medidas antropométricas e a assinatura do termo, foi aplicado questionário sobre hábitos alimentares e a prática de atividades físicas.
RESULTADOS:
Na análise dos dados obtidos na pesquisa através do questionário nutricional e dos parâmetros antropométricos (peso, estatura), 19 indivíduos da faixa etária até 14 anos, 10 até 19 anos, 06 até 25 anos e 10 maior de 25 anos estão com peso dentro do normal.
Dentre todos os participantes da pesquisa apenas 08 apresentaram baixo peso, 17 sobrepeso e 04 obesidade. Importante ressaltar que as faixas etárias que apresentaram maior número de sobrepeso, obesidade e excesso de tecido adiposo são os da faixa etária até 25 anos de idade e maior que 25 anos, certamente em consequência de possuírem uma alimentação desequilibrada, associado à ausência e/ou pouca prática de atividade física (resultados do questionário nutricional).
Nas demais faixas etárias os participantes praticam atividade física e apresentam uma alimentação equilibrada.
CONCLUSÃO:
Foi possível caracterizar o estado nutricional dos visitantes da Feira de Ciência de Ação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará do município de Oriximiná/PA.
Os participantes que apresentaram baixo peso, sobrepeso e obesidade, são aqueles cuja pesquisa demonstrou o hábito alimentar desbalanceado. Tais resultados sugerem pouca informação referente ao conhecimento sobre alimentação saudável e a importância da prática de atividades físicas.
Por isso a importância de investigar o hábito alimentar dos participantes da feira de ciências para poder promover atividades práticas e educativas, que conscientizassem e estimulassem as pessoas ao consumo saudável de alimentos, valorizando a alimentação adequada como fator essencial para o crescimento e desenvolvimento de todo indivíduo, assim como para a prevenção de doenças como desnutrição, obesidade, anemia, entre inúmeras outras.
Palavras-chave: nutrição