Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
Logística Reversa, possibilidades de ações ecologicamente corretas na Amazônia: Uma experiência desafiadora para o Boi Caprichoso.
Samara Teixeira dos Santos 1,2
Flávio Moita 2,2
1. Universidade Federal do Amazonas- UFAM
2. Prof. Dr./Orientador- Faculdade de Estudos Sociais- UFAM
INTRODUÇÃO:
No decorrer dos anos a preocupação era somente com a empresa e a produção final, com o tempo o cliente passou a ser o foco e com a evolução da consciência ecológica deste cliente o meio ambiente também foi inserido nesta cadeia de preocupações. Para viabilizar estas ações as empresas vêm descobrindo a Logística Reversa que diferente da logística convencional exerce o fluxo contrário, onde o produto sai das mãos do consumidor, já saciado, de volta a empresa que o fabricou.
Diante dessas projeções este artigo pretende demonstrar como a logística reversa pode contribuir para um posicionamento estratégico da empresa parintinense Encaplastic junto com a Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso adicionando valor a imagem corporativa e possibilitando inclusive, o estabelecimento de uma relação positiva entre essas organizações e a sociedade.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada na Empresa Encaplastic localizada no município de Parintins que atua no ramo de reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos provenientes de diversos postos do município, especialmente os coletados na Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso.
A abordagem metodológica adotada para o estudo é a qualitativa, do ponto de vista dos objetivos classifica-se como pesquisa de Campo de caráter exploratório, possibilitando assim, maior familiaridade com o tema levantado e a realidade da empresa pesquisada. Como procedimentos técnicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica que contextualiza a temática da pesquisa e a entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados junto ao proprietário da empresa.
RESULTADOS:
Os galpões do Boi Bumbá Caprichoso iniciam os trabalhos de confecção de alegorias, por meio do trabalho dos “artistas de boi”. Toda essa produção dá vida ao festival durante as três noites. Mas, é depois do Festival que nos deparamos com os resíduos: isopor, ferro, papelão e plásticos. Anteriormente, todos esses resíduos eram depositados na lixeira pública do município que por si só já tem problemas ambientais sérios. Em 2009, a Associação passou a procurar alternativas para esses resíduos através de projetos de reciclagem. Para isso se tornou parceira de três empresas de logística reversa de materiais de pós-consumo, sendo que uma delas é a empresa Encaplastic que atua no mercado de Parintins há 40 anos, coletando resíduos sólidos como o plástico, papelão e isopor. Todo papelão e plástico coletado são terceirizados a outras empresas de reciclagem. A Encaplastic é responsável pela reciclagem do isopor. Depois do Festival Folclórico ocorre o recolhimento das alegorias para os galpões da Associação onde passam pelo processo de separação dos materiais. O recolhimento bruto de isopor gira em torno de 15 toneladas, 100% do isopor é coletado dos galpões e levados para a empresa Encaplastic onde são triados, cortados, lavados e triturados em maquinas especializadas, cerca de 10% do isopor reciclado são vendidos para outras empresas. Os outros 80% de isopor é reutilizado pela Encaplastic para produção de pufes e pelúcias, o restante é armazenado pela empresa, para futuros projetos.
CONCLUSÃO:
Com a pesquisa verificou-se que a logística reversa pode proporcionar beneficios às empresas que se comprometam a implementá-la em suas organizações. Compromisso este, viabilizado principalmente pelos anseios e exigências dos consumidores que passaram a priorizar empresas que repassem uma boa imagem corporativa e que posssuam canais reversos para todos os produtos vindos do pós-venda e bens vindos do pós- consumo.
O estudo exploratorio feito na empresa Encaplastic possibilitou verificar como o comprometimento com a logística reversa pode gerar ganhos financeiros sastifatórios e principalmente garatir que residuos sólidos que seriam despejados no meio ambiente possam voltar a cadeia produtiva através de novos produtos com alto valor ecológico adicionado.
A associação Folclorica Boi-Bumbá Caprichoso esta tentando minimizar seu danos ao meio ambiente, vários projetos estão sendo estudados para que de fato ocorra o que se vende aos inumeros visitantes e patrocinadores, um “boi de preservação”. A parceria com a Encaplastic e outras empresas é o inicio.
A logística reversa é uma ferramenta agregadora de valor sejam eles econômicos, ecológicos e de imagem corporativa, pois o importante é que questões de natureza ambiental estão mudando o cenário do mercado e o pefil do consumidor e consequentemente das organizações.
Palavras-chave: Logística Reversa