Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A PRÁTICA DO KARATÊ NA COMUNIDADE PARINTINESE: UMA NOVA POSSIBILIDADE
Patrícia dos Santos Trindade 1
Cíntia dos Santos Nascimento 2
Michael Ranner Dias Montero 3
Marcelo de Souza Almeida 4
1. Profa. MS./Orientadora - Instituto de Ciência Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ/UFAM
2. Acadêmica do curso de Educação Física do ICSEZ/UFAM
3. Acadêmico do curso de Educação Física do ICSEZ/UFAM
4. Acadêmico do curso de Educação Física do ICSEZ/UFAM
INTRODUÇÃO:
Trata-se da síntese de uma experiência construída a partir de um projeto de extensão (PACE) realizado durante o segundo semestre no ano de 2011. O projeto objetivou levar à comunidade parintinense a prática esportiva do Karatê de forma sistematizada, contribuindo com a formação integral dos seus praticantes, promovendo hábitos de vida saudáveis, além de desmistificar o preconceito que acompanha as artes marciais, mostrando a sua forte filosofia enraizada em conceitos como respeito e cooperativismo. Desta maneira, os discentes de educação física tiveram a oportunidade de vivenciar como professores de artes marciais, trabalhando com mais este conteúdo da educação física escolar. As lutas constam nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) como conteúdo da educação física escolar e a falta de conhecimentos das técnicas de diversas lutas são motivos do não desenvolvimento destes em instituições de ensino. BRANDÃO (1995) referencia o Karatê dizendo que “no contexto educacional, ele se mostra extremamente benéfico na formação do indivíduo”, o que nos faz ter o comprometimento de desenvolver este conteúdo no âmbito universitário para que os futuros professores consigam trabalhar a cultura corporal de movimento em sua totalidade.
METODOLOGIA:
O projeto contemplou uma turma de 15 crianças com idades variando entre 05 e 12 anos. As aulas eram ministradas das 17h às 18h30min, todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Eram ensinadas nas aulas a filosofia e história do Karatê, além dos diferentes tipos de chutes e socos, bem como a maneira correta de defesa. As técnicas estavam presentes nas diferentes formas de treinamento, a saber: Kata (forma, padrão) é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário, expressa em sequências fixas de movimentos e Kumite (encontro de mãos) é a luta propriamente dita. Neste último trabalhamos com movimentos predeterminados entre os lutadores para posteriormente alcançar o jyu kumite (combate livre e sem regras) e o shiai-kumite (forma desportiva ou combate com regras). Para tanto, a evolução das técnicas citadas dependeram do nível de aprendizado dos inscritos no projeto e a sequência de golpes levaram em consideração a faixa etária e o desenvolvimento motor dos alunos. Cabe ressaltar aqui, que para essa faixa etária o aprendizado das técnicas se deu de forma lúdica, onde os fundamentos eram vivenciados de maneira recreativa.
RESULTADOS:
Nossa avaliação do projeto foi muito positiva, apesar da infraestrutura simples, a procura pelo projeto superou nossas expectativas. Talvez isso se deva ao fato do município de Parintins não dispor de espaços que trabalhem o karatê através de uma metodologia adequada, respeitando os limites e o desenvolvimento da criança. Outro fator interessante foi o fato da turma ser composta por meninos e meninas, isso demonstra que tanto as meninas quanto seus responsáveis não veem a prática das lutas como uma atividade restrita aos homens. Consideramos isso um avanço em nossa sociedade e uma mudança de paradigma; além disso, as aulas incentivaram a cooperação e o respeito entre meninos e meninas.
CONCLUSÃO:
Em síntese, o projeto foi de fundamental importância para o crescimento acadêmico e profissional dos nossos discentes, para a divulgação do esporte em Parintins, para a integração da comunidade com a Universidade e para a quebra de hegemonias desportivas dentro e fora das escolas, já que foi desenvolvida de forma pedagógica, ampla e segura e através da desconstrução de preconceitos evidentes em nossa sociedade.
Instituição de Fomento: PROEXTI/UFAM
Palavras-chave: Educação Física