Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A APLICABILIDADE DA CATEGORIA GEOGRÁFICA "LUGAR" NA COMUNIDADE DE CARAPANATUBA, REGIÃO DO ARITAPERA, SANTARÉM - PA
Igor Montiel Martins Cunha 1
Lorena Rocha Pereira 1
Roberth Rodrigues Ferreira 1
1. Universidade Federal do Oeste do Pará
INTRODUÇÃO:
Sendo o Carapanatuba uma comunidade ribeirinha, e a categoria geográfica “lugar” não ter sua construção baseada em características ribeirinhas, o presente trabalho traz para debate a aplicabilidade da categoria geográfica “lugar” em uma comunidade ribeirinha do interior de Santarém. O “lugar” é compreendido como uma determinada porção do espaço onde os indivíduos mantêm relações afetivas, identitárias, constituídas a partir da cotidianidade. Os comunitários do Carapanatuba possuem um modo de vida estreitamente ligado ao espaço geográfico. Modo de vida este, que torna-se importante para o estudo da possibilidade de aplicação da categoria “lugar” em uma comunidade ribeirinha.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos aplicados nessa pesquisa foram desenvolvidos junto à sociedade acadêmica e aos comunitários do Carapanatuba. Tais como a revisão bibliográfica, o reconhecimento e análise do espaço estudado, no qual foram realizadas entrevistas e aplicados questionários. Além de registro fotográfico para ilustrar o modo de vida dos comunitários e sua relação com o espaço geográfico.
RESULTADOS:
Em decorrência das distintas temporalidades, a categoria geográfica “lugar” foi decodificada a partir dos diferentes contextos sócio-espaciais em que foi constituída. Apesar da produção científica sobre o “lugar” não partir de uma interpretação que advenha das comunidades ribeirinhas, a mesma é aplicável ao modo de vida dos comunitários do Carapanatuba, pois, para RELPH apud LEITE (1998, p. 12) “os lugares só adquirem identidade e significado através da intenção humana e da relação existente entre aquelas intenções e os atributos objetivos do lugar, ou seja, o cenário físico e as atividades ali desenvolvidas”. Logo, na comunidade do Carapanatuba, a partir do modo de vida, é perceptível a definição teórica mencionada acima, pois os comunitários constroem seu espaço geográfico estabelecendo relações identitárias, afetivas, a partir de seus cotidianos.
CONCLUSÃO:
A pesquisa sobre a aplicabilidade da categoria geográfica "lugar" em uma comunidade ribeirinha do interior santareno, considera que na prática, a categoria é visível, quando a análise dá-se em uma comunidade ribeirinha, pois, a categoria "lugar" independe de uma porção específica do espaço, mas vincula-se às relações sócio-espaciais existentes neste.
Palavras-chave: Lugar