Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 7. Linguagens de Programação
O USO DO SOFTWARE ALICE 3D NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTAÇÃO A OBJETOS APOIADA POR AMBIENTES VIRTUAIS
Marcus Fabrício da Silva Ferreira 1
Marcos José da Silva Baia 1
Francinara Silva Ferreira 2
Celson Pantoja Lima 3
1. Acadêmico do curso de Ciência da Computação - UFOPA
2. Acadêmico do curso de Letras - UFOPA
3. Prof. Dr. / Orientador - Instituto de Engenharia e Geociências-UFOPA
INTRODUÇÃO:
O trabalho tem como objetivo apresentar o ambiente de programação Alice, e discutir sobre sua possível contribuição no ensino da lógica computacional e da programação com inicio já no ensino médio. Vamos descrever o funcionamento do programa, e a apresentação dos resultados de um trabalho prático realizado sob a orientação do Professor Doutor Celson Pantoja Lima, onde foi criado um mundo tridimensional, construído totalmente no Alice 2.2, com personagens que interagiam com o usuário.
Atualmente o Alice programa de orientação voltada a objetos vem sendo usado em escolas de Ensino Médio com a intenção de formar novos programadores desde cedo, e também no ensino superior. O aluno quer seja do ensino médio ou superior, institui ambientes virtuais a partir do software, os cenários são formados por personagens criados via classes pré-definidas pela orientação a objetos. Mostra-se como uma excelente ferramenta que traz para os alunos uma visível facilidade, devido à aplicação da teoria, por meio da criação de cenários virtuais você a tem materializada na prática, tornando a aprendizagem mais eficaz e prazerosa.
METODOLOGIA:
A partir do Alice utilizamos animações gráficas, personagens em 3D de vários tipos, como animais, pessoas, veículos que habitam um mundo dentro do próprio programa. O trabalho efetivou-se ao criarmos animações para esses personagens, desenvolvendo maneiras de contar uma história, produzir um filme através de ferramentas de desenvolvimento pessoal, por meio de uma interface interativa e totalmente inovadora que oferece vários modos introdutórios voltados à programação.
RESULTADOS:
Através da aplicação do Alice percebe-se que um grande desafio é quebrado quando os alunos começam a compreender os princípios da Programação Orientada a Objetos com mais diversão, facilitando a absorção do assunto. Há uma visível facilidade no software, pois os estudantes não terão com o que se preocupar no que diz respeito aos erros de edição e compilação, uma vez que o Alice já vem pré-programado. A linguagem usada pelo ambiente lembra bastante a linguagem Java, uma linguagem orientada a objetos, principal tipo de linguagem de programação usada atualmente, torna possível o entendimento dos alunos de como programação realmente funciona.
CONCLUSÃO:
Alice é um ambiente de programação tridimensional de fácil utilização no qual podem ser criadas animações e interações entre personagens e objetos lembrando muito jogos de vídeo games. O programa dispõe de um ambiente virtual onde as interações acontecem. A partir de elementos pré-programados que acompanham o ambiente, é possível criar histórias seguindo uma construção lógica.
Palavras-chave: Alice