Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
ARQUIVOS ABERTOS: FACILITANDO O LIVRE ACESSO A INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Carla Daniella Teixeira Girard 1
1. Bibliotecário-Documentalista - Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
INTRODUÇÃO:
A pesquisa norteia-se no fato de que a informação científica é a base essencial para o desenvolvimento intelectual, científico e tecnológico de um país. Portanto, partindo dessa premissa, destaca-se que para ocorrer esse desenvolvimento, a comunidade científica vem enfrentando barreiras quanto ao acesso a essas informações, restritas a um pequeno grupo, fazendo com que o país não consiga melhorar seu nível no âmbito científico. Por isso, o modelo de arquivo aberto pode ser uma alternativa viável para o acesso livre e aumento de produções científicas.
O objetivo principal para efetivação deste trabalho é expor o uso do modelo de Arquivo Aberto como fonte de informação científica e, especificamente: abordar formas de disponibilização das publicações científicas em bases de dados que utilizam o modelo de arquivo aberto; indicar motivos que justifiquem o acesso gratuito às publicações científicas; estudar o modelo de arquivo aberto e apresentar sugestões visando a melhoria dos serviços de acesso gratuito à informação científica.
METODOLOGIA:
A realização de pesquisa com levantamento bibliográfico e em base de dados on-line, com o intuito de selecionar o material, analisando e contextualizando as partes essenciais. A pesquisa foi realizada em livros, periódicos impressos e dissertações que abordam o assunto nas bibliotecas da UFPA e UNAMA. Destaca-se, porém, como fontes principais os periódicos on-line, tais como Ciência da Informação, Perspectiva em Ciência da Informação, Transinformação e Datagramazero, destacando-se, ainda, as Bibliotecas Digitais do IBICT e da USP.
RESULTADOS:
O conceito de informação científica, segundo Targino (2007, p. 96), é visto sob uma única forma de análise, uma espécie de consenso em toda a comunidade científica.
Se a formação e a emissão de conceitos constituem por si mesmo processo complexo e dinâmico, há um ponto consensual e unívoco, ou seja, em qualquer circunstância, a expressão informação científica é vista por pessoas, as mais distintas, de maneira absolutamente idêntica, sob uma só forma de interpretação, fundamentada até mesmo nos dicionários mais genéricos [...]
De acordo com Kuramoto (2006, p. 91), "a informação científica é o insumo básico para o desenvolvimento científico e tecnológico de um país. Esse tipo de informação, resultado das pesquisas científicas, é divulgado à comunidade por meio de revistas". Assim, observa-se que a informação científica, fruto do trabalho de inúmeros pesquisadores, deve ser aproveitada ao máximo para contribuir ao progresso de uma nação. Cumpre destacar, quanto ao aspecto da publicação da informação científica que nos dias atuais essa disseminação não é realizada apenas através de revistas, mas também por outros meios, tais como relatórios técnicos, e-mails, atas de congressos, dentre outros que agilizem o processo informacional da comunidade científica e geração de novas descobertas científicas.
O modelo de arquivo aberto foi criado com o intuito de mudar a forma de acesso às publicações eletrônicas, tendo em vista uma melhora significativa dentro da comunicação científica.
CONCLUSÃO:
Questionamentos são realizados a respeito da divulgação das pesquisas científicas porque há situações em que a comunicação é restrita aos membros de uma determinada parcela da sociedade. Em outros casos ela é disponibilizada a todos, mas recebe ressalva quanto à aquisição, que ocorre de maneira onerosa.
O aparecimento do modelo de arquivo aberto não deixou de ser um grande passo no processo da comunicação científica, porque permite a todos que aderiram ao movimento pudessem ter acesso às publicações eletrônicas. Porém há muito a se fazer para que o arquivo aberto se estabeleça, de fato, como uma alternativa à acessibilidade à informação científica disponível eletronicamente de forma gratuita.
Sugerimos ainda, a utilização do modelo de arquivos abertos devido à indicação de motivos que justifiquem o acesso gratuito às publicações científicas por conta das vantagens apresentadas no presente trabalho, tais como: redução de custos, maior acessibilidade no âmbito científico, maior visibilidade dos artigos, maior integração no meio científico, maior velocidade de descobertas científicas e interoperabilidade das máquinas, facilitando o acesso livre.
Palavras-chave: Arquivo aberto