Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
INTERAÇÕES QUIMICAS ENTRE O FURO DO CACHOERY E DO RIO NHAMUNDÁ COM RIO TROMBETAS.
Leonia da Conceição de Oliveira 1
Sergio Roberto Bulcão Bringel 2
Siany da Silva Liberal 3
Ana Carla Picanço Bentes 1
Josiane de Almeida Paulino 1
Tatiana de Oliveira Braga 1
1. Acadêmica do Curso de Bac. e Lic. Em Ciências Biológicas- UFPA, Oriximiná/PA
2. Pesquisador / Prof. / Drº / Orientadora - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA
3. Profa. Dra./ Orientadora - Campus de Oriximiná- UFOPA
4. Acadêmica do Curso de Bac. e Lic. Em Ciências Biológicas- UFPA, Oriximiná/PA
5. Acadêmica do Curso de Bac. e Lic. Em Ciências Biológicas- UFPA, Oriximiná/PA
6. Acadêmica do Curso de Bac. e Lic. Em Ciências Biológicas- UFPA, Oriximiná/PA
INTRODUÇÃO:
Na Amazônia o homem e o rio estão intimamente ligados, quase formando os dois, uma só unidade. Para o homem amazônico, o rio é a principal e inesgotável fonte de subsistência, bem como, na maioria dos casos, o único caminho disponível entre as cidades e comunidades, uma vez que as várzeas ficam a cada seis meses do ano impossibilitados de comunicação, pois as águas, ao baixarem, representam grande dificuldade de locomoção. Entretanto, torna-se o rio o grande aliado do homem quando ele tem de se deslocar de um ponto a outro na imensidão da Amazônia. Desde o século passado os corpos d’águas na região Amazônica vem sendo estudos e destacamos os trabalhos de SIOLI, 1950, 1951 e 1956; SANTOS, 1980; SANTOS et. al. 1984; BRINGEL et. al. 1984 e FURCH, K.,1984a e b. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos da água para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, o homem continua poluindo os rios e suas nascentes, alterando assim a qualidade da água sem se preocupar com as gerações futuras, com a água que herdarão. Com o intuito de quantificar a presença de alumínio e ferro confluência dos rios Nhamundá, Furo do Cachoery (rio Amazonas) e rio Trombetas, foram analisadas as águas superficiais desses ambientes e verificou-se que existe uma interação.
METODOLOGIA:
Foram coletadas amostras de águas superficiais no Furo do Cachoery, no rio Nhamundá, próximo das misturas dessas águas com o rio Trombetas e no rio Trombetas foram coletadas duas amostras de água, em frente a localidade Olaria coordenadas e na Ponta do Violão onde foram analisados os parâmetros de pH, condutividade elétrica, alumínio e ferro. Todos os procedimentos de coleta, conservação e transporte das amostras de água seguiram as recomendações do Standart Methods for the Examination of Water and Wasterwater, 20th (APHA, 1998).
RESULTADOS:
O rio Trombetas apresenta–se levemente acido (pH 5.9) em frente a Olaria e na Ponta do Violão. Por outro lado, o Furo do Cachoery e o rio Nhamunda apresentam pH 6.8 e 6.6 respectivamente, contribuindo para que na mistura desses rios como o Trombetas, apresente um aumento de pH 6.5. Situação análoga se observa para a Condutividade elétrica, onde o rio Trombetas apresenta uma baixa condutividade com variação entre 14.7 µS/cm na Olaria e 14 µS/cm na Ponta do Violão. Quando as águas do rio Trombetas recebem as águas do Furo do Cachoery 63.5µS/cm e do rio Nhamunda 46.4µS/cm, ocorre um aumento na condutividade do rio Trombetas 16.5µS/cm, o mesmo não apresenta concentração de alumínio nos dois pontos (Olaria como na Ponta do Violão). Por outro lado, o Furo do Cachoery e o rio Nhamundá apresentam concentrações da ordem de 0.04 mg/L de Al no furo do Cachoery e de 0.01 mg/L de Al no rio Nhamundá, e na mistura desses rios como o Trombetas, a concentração é de 0.02 mg/L de Al, diferentemente do ferro que está presente em todas as amostras de água. No rio Trombetas a concentração é de 0.6 mg/L de Fe na Olaria e 0.5 mg/L de Fe na Ponta do Violão. No Furo do Cachoery a concentração de ferro é de 1.4 mg/L e rio Nhamundá 1.5 mg/L, e na confluência (mistura) dessas águas é de 0.6 mg/L de Fe.
CONCLUSÃO:
Variações no teor de pH e Condutibilidade elétrica na foz do rio Trombetas, indicam que tanto as águas do rio Nhamundá, como as do rio Amazonas, através do Furo do Cachoery modificam as características físico-químicas das águas do rio Trombetas.
Quando as águas do rio Trombetas recebem as águas do Furo do Cachoery e do rio Nhamundá, observa-se uma diluição na concentração do ferro causada pelas águas do rio Trombetas.
Palavras-chave: Rio Trombetas, Rio Nhamundá, Furo do Cachoery, Rio Amazona