Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO POR QUOTAS DE USUÁRIO UTILIZANDO SOFTWARE LIVRE IBQUOTA
Pio Ferreira Lima Netto 1
Luiz Felipe de Sousa 2
Enoque Calvino Melo Alves 3
1. Instituto de Engenharia e Geociências, Bacharelado em Engenharia Física – UFOPA
2. Instituto de Engenharia e Geociências, Bacharelado em Sistemas de Informação – UFOPA
3. Prof. Msc./Orientador - Instituto de Engenharia e Geociências - UFOPA
INTRODUÇÃO:
Em tempos de redução de gastos e conscientização ambiental nas empresas um assunto chama atenção: TI Verde, que é uma tendência mundial que se preocupa com o uso mais eficiente de energia, recursos e insumos na produção de tecnologia. Em um cenário de uma instituição ou empresa onde há o compartilhamento de recursos computacionais com vários usuários como o uso de impressora, que é o objeto deste estudo, em um determinado momento pode haver um excesso de consumo do mesmo devido a um ambiente sem controles de acesso. Isto tornará o uso do recurso ineficiente, causando prejuízos financeiros e ambientais, como alto consumo de papel e tinta. Como forma de controlar este cenário de maneira que não haja a adição de mais custos faz-se o uso do software IBQUOTA, que é um software livre e grátis. Essa ferramenta é de grande valia para a comunidade que utiliza software livre no mundo inteiro. Este projeto surgiu como plano de trabalho dentro do Programa de Extensão "Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão", realizado pelo Laboratório de Aplicações Matemáticas (www.lapmat.com.br) da Universidade Federal do Oeste do Pará.
METODOLOGIA:
Para alcançar o objetivo de controle deste cenário, faz-se uso do software livre IBQUOTA, acrônimo de Impressão Barrada por QUOTA de usuário. Este software gerencia as quotas de impressão por usuário, garantindo a cada usuário um determinado limite de folhas a imprimir. O IBQUOTA alia outros softwares livres em seu funcionamento como o Apache (servidor web), CUPS (gerenciador de fila de impressão), MySQL (gerenciador de banco de dados) e SAMBA (protocolo responsável pela comunicação de redes Windows/Linux). A interface de configuração do IBQUOTA após instalado se dá através de uma página web, onde os usuários deverão ser cadastrados, bem como seus respectivos grupos e impressoras, estas informações são armazenadas no banco de dados, depois de configurado, ao pedir uma impressão o usuário é autenticado pelo IBQUOTA e sua impressão redirecionada ao CUPS.
RESULTADOS:
Verificou-se que o software se caracteriza eficiente, regulando as quotas dos usuários de forma correta. A redução do nível de impressões desnecessárias, visto que os usuários só poderiam utilizar até o limite de quota de impressão pré-estabelecido pelo servidor e gerenciador. A redução de custos com tinta, toner e papel para a impressora, e verificou-se também a conscientização dos usuários na economia de papel, que é um dos objetivos da TI verde.
CONCLUSÃO:
A ideia que se tinha da configuração de um servidor de impressão com quotas, seria a grande dificuldade de configuração. No entanto, constatou-se que com conhecimento necessário dos comandos da shell (interpretador de comandos do Sistema Operacional Linux), pode-se configurar este sistema, e também melhorá-lo, por se tratar de um software livre, que pode ter o seu código modificado por qualquer usuário com conhecimento de programação.
Instituição de Fomento: PROEXT MEC/SESu
Palavras-chave: Gerenciamento de Impressão