Reunião Regional da SBPC em Oriximiná
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
OCORRÊNCIA DE SETE ESPÉCIES DE PEIXES FRACAMENTE ELÉTRICOS (ORDEM GYMNOTIFORMES) ENCONTRADOS NO IGARAPÉ CARANÃ EM ORIXIMINÁ-PA.
Amauri José Pereira 1
Daniel Leite Pereira 2
Domingos Luiz Wanderley Picanço Diniz 3
Siany da Silva Liberal 4
Amauri Gouveia Júnior 5
1. Acadêmico do Curso de Bac. e Lic. Em Ciências Biológicas- UFPA, Oriximiná/PA
2. Acadêmico do Curso de Bac. e Lic. Em Ciências Biológicas- UFPA, Oriximiná/PA
3. Diretor do Campus de Oriximiná- UFOPA.
4. Professora. Dra./Coorientadora - Campus de Oriximiná- UFOPA
5. Professor. Dr./Orientador-Instituto de Ciências Biológicas- Belém-UFPA
INTRODUÇÃO:
A bacia amazônica é o ambiente natural de um grande e fascinante grupo de peixes fracamente elétricos da ordem Gymnotiformes, os quais possuem órgãos elétricos. Além do conhecido Poraquê, muitas outras espécies semelhantes dentre incontáveis milhões de peixes, estão descarregando fracos pulsos elétricos na água, noite e dia, durante toda a vida, numa frequência de poucos até mais de mil pulsos por segundo. A descarga de seus órgãos elétricos é muito fraca para ser sentida ou usada para ataque e defesa como o Poraquê o faz, mas possui dois propósitos principais, a eletrolocalização, que serve para detecção de objeto, alimentos, plantas e obstáculos, e a eletrocomunicação, que serve para reconhecimento da espécie Como essas descargas podem ocorrer em modulação de frequência ou amplitude geram padrões repetitivos que podem sinalizar situações diversas, como agressões ambientais por exemplo. Nestas condições podem alertar o perigo funcionando assim como um indicador de risco ambiental por exemplo. O trabalho tem como objetivo levar ao conhecimento da população em geral a existencia dos peixes fracamente elétricos e seu papel no meio ambiente.
METODOLOGIA:
Os peixes fracamente elétricos foram coletados, no Igarapé Caranã (Oriximiná-Pa), localização geográfica S= 01°. 731 ’052”e W= 55° 817’ 042, aonde a vegetação ciliar é de floresta primária com árvores, arbustos, ervas rasteiras e perenes (palmeiras) especialmente açaizeiros. A água é cristalina com areia branca e sedimentos no fundo. Na área de coleta, o dossel apresenta-se mais aberto, o que confere boa luminosidade ao leito do igarapé. Na coleta, foi utilizada uma rede de nylon de 2m de comprimento e 1m de largura e 1 mm de abertura das malhas, duas pessoas nas extremidades da largura da rede introduzindo-a na lamina da água a 45º até a parte bentônica fazendo o arraste a favor da corrente. Após coletados foram levados ao laboratório da Universidade Federal do Pará (UFPA), mantidos em aquários de 50x25x40cm dotados de esconderijos ( tijolos de oito furos) com luminosidade (ciclo de 14/10), aeração, ph (7,3±0,5) e temperatura (23ºC±3) controlados. A alimentação dos sujeitos foi feita com uma pasta de couve triturada no liquidificador. Ficaram nestas condições ate terminar o processo de taxonomia, foram fotografados com máquina digital (NIKON D500) de alta resolução, após a classificação foram devolvidos ao habitat natural. Os animais foram classificados baseado no Fishbase.
RESULTADOS:
Os resultados mostram a grande distribuição geográfica das famílias, gêneros e espécies de peixes fracamente elétricos, tendo a confirmação com as coletas feitas no Igarapé Caranã Oriximiná/PA, sendo coletadas nove espécies, mas apenas 7 foram identificadas as outras 2 espécies ainda em processo de identificação, segundo a literatura existem espécies que ainda não tiveram sua taxonomia realizada. Apesar de que através de caracteres algumas espécies são facilmente classificadas, há dificuldade taxonômica para a grande maioria é que existe sinapomorfia entre os táxos. O conhecimento da distribuição exata das espécies é tão limitado que não podemos dizer se existem muitas espécies particulares confinadas à água translúcida (“escura”) ou sedimentar (“branca”), por exemplo. Podemos dizer que existem muitas que ocorrem tanto em uma quanto em outra e, portanto em águas de condutibilidade mais baixa e mais alta. O conhecimento da população em especial dos ribeirinhos é essencial para a perpetuação das espécies, por isso é necessário que se façam divulgações sistemáticas em muitas localidades com informações adequadas, pois os mesmos fazem parte da biomassa do local, estão no topo da cadeia alimentar dos grandes predadores e podem ser utilizados como bioindicadores da qualidade da água.
CONCLUSÃO:
Com a realização do trabalho espera-se que as espécies de peixes fracamente elétricos encontrados no Igarapé do Caranã município de Oriximiná, sejam mais conhecidas tendo seu papel no sistema aquático entendido, sendo que esses peixes estão sendo contrabandeadas no mercado negro correndo o risco de entrarem na lista de espécies ameaçadas de extinção, por falta de conhecimento talvez algumas espécies já tenham sido extintas, sendo uma perda muito grande para fins científicos como para a biodiversidade.
Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Oriximiná-Pa-Brasil
Palavras-chave: água doce